Em reunião do comando e entidades com o Secretário de Administração e dos Recursos Humanos, Dr. José Anselmo, o governo informou que não tem como pagar de uma só vez a proposta de subsídio apresentada pela categoria e que na próxima reunião será apresentada uma simulação com valores e forma de pagamento, tendo como parâmetro a proposta de subsídio da categoria. O Secretário informou que haverá uma simetria entre todas as instituições de segurança pública do estado e que em vez de níveis será trabalhado o anuênio. Respeitando sempre a lei de responsabilidade fiscal. Ficando marcada a próxima reunião para ocorrer às 16:00 horas, do dia 27 de setembro. Estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Aldair Rocha, o comando da Polícia Militar, Coronel Araújo, o comando do Corpo de Bombeiros, Coronel Dantas, todos os presidentes das associações e demais militares. A simulação que será apresentada é uma proposta? Infelizmente, não sei informar. Mas ainda teimo em acreditar na boa...
Política e Segurança Pública.
Nas décadas de 80 e 90, quando eu era menino e adolescente, respectivamente, passavam umas propagandas governamentais chamando o jovem brasileiro para a caserna, propagandas essas que eram obras de arte, merecedoras de vários prêmios publicitários. Nelas, mostravam a sagacidade, a audácia, a dedicação e o espírito patriótico do combatente brasileiro. O texto era simples, mas convencia: "SE VOCÊ GOSTA DE AVENTURAS, E QUER AJUADR O SEU PAÍS, ALISTE-SE! SEJA UM PROFISSIONAL DAS FORMAS ARMADAS"... Na época, o Ministério da defesa se chamava EMFA. Os comerciais mostravam valentes pára-quedistas saltando de um hércules, mostravam tanques tamoio superando obstáculos, fuzileiros desembarcando nas praias, xavantes bombardeando pistas clandestinas, artilheiros disparando morteiros, essas coisas. Todos os jovens no video eram atléticos e dispostos, todos sorriam felizes enquanto cumpriam suas tarefas, os filmes de alistamento com certeza maracaram os jovens de minha geração. Tanto que centenas de meus amigos hoje são policiais, membros de forças armadas ou funcionários do judiciário. Se era enganosa ou não, sou suspeito para falar. Sempre gostei das instituições que cuidam da segurança nacional, e embora nunca tend sonhado em ser policial, acabei seguindo o caminho de meus amigos, não por ser maria-vai-com-as-outras, mas porque pareceu-me a tendência natural a seguir. Os filmes de alistamento antigos mostravam o jovem candidato a militar como se já estivesse lá, operando, a mil por hora, ao contrário desse filme patético que é veiculado hoje, que realmente, mais espanta do que atrai o conscrito.
ResponderExcluir