Por dia, quatro proprietários de veículos foram vítimas da ação de ladrões na região metropolitana de Natal durante o primeiro semestre deste ano. A média é baseada nos dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e mostra que um carro é furtado ou roubado a cada cinco horas na Grande Natal. Os números da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Sesed mostram que no período entre janeiro e junho deste ano, 826 casos de furto ou roubo de veículos na Grande Natal foram registrados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nessas ocorrências estão casos em que o carro, moto, caminhão ou ônibus foram tomados de assalto, levados de estacionamentos ou simplesmente arrombados, tendo os bandidos levado objetos de dentro do veículo.
A maioria dos casos, segundo o secretário adjunto de Segurança, o delegado federal Silva Júnior, acontece entre a quinta-feira e o sábado, principalmente à noite. Bairros com população de maior poder aquisitivo, como Lagoa Nova, Candelária e Nova Parnamirim, estão entre os de maior incidência nesses crimes. Porém, comunidades com maioria de moradores de baixa renda, como Vale Dourado e Felipe Camarão, também apresentam números altos nesses tipos de delito. Apesar disso, comparando-se aos seis primeiros meses de 2010, houve uma redução de 5,7% no número de ocorrências, quando foram registrados 876 furtos e roubos de veículos.
Recuperação
Apesar das estatísticas, Silva Júnior afirma que, em comparação com outros estados, o Rio Grande do Norte tem uma média baixa de ocorrências. Ele ressalta ainda que a taxa de recuperação de veículos pela Polícia é de 70%, número considerado muito bom por ele. O secretário adjunto atribui isso e também a redução no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2010 às chamadas blitzen móveis.
"Nessas blitzen, as câmeras captam as placas e já apontam se o carro é roubado, otimizando o trabalho. Temos aumentado a frequência dessas ações e o resultado tem sido bom". Segundo o secretário adjunto da Sesed, as barreiras policiais têm priorizado as saídas da capital potiguar, utilizadas pelos ladrões como rota de fuga. "A mais usada tem sido a BR-226, no trecho entre Natal e Macaíba".
Número de Ocorrências de Furto/Roubo de Veículos na Grande Natal (Janeiro - Junho)
2010 - 876
2011 - 826
Bairros com Maior Incidência de Furto/Roubo de Veículos na Grande Natal (Jan/Jun 2011)
Lagoa Nova - 23
Alecrim - 19
Vale Dourado - 18
Nova Natal - 16
Candelária - 15
Nova Parnamirim - 15
Felipe Camarão - 15
Santarém - 14
Cidade Satélite - 13
Quintas - 12
Fonte: Seac/Ciosp - Sesed
DN Online
Quando fizerem que a lei do crime de receptação o praticante seja punido com prisão de no minimo 25 anos de prisão sem direito a fiança, a coisa tende a piorar!
ResponderExcluirTudo que não precisamos é o que as autoridades praticam. Pregam rigor nas apurações, condenações e aplicação das penas, mas quando pensamos que estamos sendo cuidados e protegidos pelos serviços de segurança pública, vem uma Lei, dos mesmos caras que prometem em palanques eleitorais nos proteger e cumprir a Constituição Federal, e, diz que os bandidinhos, só são cruéis, por culpa nossa, pois somos preconceituosos e reagimos nas ocorrências de roubo com violência, e que as cadeias brasileiras não recuperam ninguém, além de estarem superlotadas.
ResponderExcluirEntão qual a solução?
Bem já que são vítimas (os bandidos) e culpados (os cidadãos de bem), pois além do préconceito (essa palavra é moda), reagimos, possuimos armas legais em casa, e fomentamos a criminalidade, então a solução mais lógica adotadas pelos gestores incompetentes e néscios na questão do combate à corrupção que sangra o Estado permanentemente, é colocar os bandidinhos (com penas até quatro anos, considerados de pequena monta) de volta nas ruas, quem sabe não se recuperam roubando mais, matando mais...É desarmando a população que prova a necessidade de portar armas, pois as estatísticas do Estado contempla que a culpa dos bandidos andarem armados pelas ruas, e das mortes causadas por armas de fogo, são das armas que os cidadãos de bem possuem...kkkkkkkkkkkkkkk, para não CHORAR.
Para terminar essa reflexão, vou deixar aqui mais algumas indagações significativas:
QUEM REALMENTE ALIMENTA A CRIMINALIDADE É O GRANDE TRAFICANTE OU O USUÁRIO/DEPENDENTE DE DROGAS????????
QUEM REALMENTE ALIMENTA O ROUBO É O RECEPTADOR OU QUEM PRATICA DIRETAMENTE O MESMO?????
E, VOU SER MAIS SARCÁSTICO, QUEM REALMENTE FOMENTA A CRIMINALIDADE, SOMOS NÓS????? ACHO QUE NO CASO ESPECÍFICO(elevação nos índices de roubo de carro) É PORQUÊ OS CIDADÃOS DE BEM POSSUEM AUTOMÓVEIS E CIRCULAM COM ELES NAS RUAS, É POR ISSO QUE ESSES ÍNDICES ESTÃO AUMENTANDO. FALA SÉRIO!