No dia 19 de Novembro do corrente ano a VTR 933 do Planalto foi solicitada pelo CIOSP para dar um apoio ao Bp Choque o qual apreendeu 2 indivíduos armados, durante o percurso a VTR se deparou com um motoqueiro no mesmo sentido que mudou de faixa repentinamente, para não colidir com o mesmo o condutor da Blazer teve que freiar e isso foi o suficiente para que a VTR perdesse totalmente a estabilidade , o veículo fez um "S" e derrubou o muro ,por pouco não capotou, se fosse uma parati talvez os policias não estivessem se quer vivos.
A VTR do oficial de dia chegou ao local e foi realizado os procedimentos de primeiros socorros, um dos policiais presentes era bacharel em enfermagem e sempre carrega consigo um aparato de primeiro socorros. Foi realizado a contenção do sangramento no condutor do veículo e a realização de um curativo de compressão, o mesmo teve um corte profundo na face, a posteriori foi realizada a sutura com 4 pontos no Clóvis Sarinho, um outro policial teve escoriações e cacos de vidro encravados em seu ante braço,hematoma na perna e lesão muscular no pescoço e o terceiro um ferimento leve no braço, realizada apenas limpeza de ferimento em ambos.
O oficial de dia, Ten Meira, ao chegar ao local se preocupou com a integridade física dos policiais perguntando se os mesmos estavam bem, logo após chegou o capitão que não se preocupou em nenhum momento com o estado físico dos policiais e se superou dizendo " Nada que 35 000 reais não resolva".
Devemos sempre tirar bom proveito com as situações e explanar sobre o acontecido.
- Todos os condutores deveriam ter um curso para conduzir VTRs,especialmente Blazers já conhecidas pela sua pouca estabilidade, o curso de condutores não possui aulas práticas,devido a isso os policiais são habilatados na teoria apenas para dar satisfação ao DETRAN ou a quem de direito e não na prática real.
- Durante o curso de formação as técnicas de socorrista deveriam ter uma carga horária maior,as VTRs deveriam possuir kits para o socorro de urgência.
- O fato do capitão se preocupar apenas com a máquina e não com o homem que a dirigi não cabe comentário.
- Todas as VTRs deveriam possuir air bags e barras de proteção lateral já que o policial não usa cinto de segurança.
- Me parece ser bem simples resolver o problema das VTRs, bastaria o governo do estado comprá las e terceirizar o serviço de manutenção e não o de aluguel de VTRs, no 9° BPM existe uma Blazer parada for falta de amortecedor há semanas e tantas outras da PM.
- Durante a ocorrência o Bp choque entrou em contato com uma VTR que respondeu mas o Bp Choque não copiava, existe um "buraco negro" na comunicação na área dos Guarapes que precisa ser sanada.
- Foi solicitado a apresentação da carteira de habilitação do condutor, provavelmente o mesmo não possui a categoria para veículos de emergência nem o curso de condutores, ficando sujeito a punições, onde o correto seria punir quem o autorizou a conduzir a VTR, um oficial.Quando acontece o pior querem cruxificar o praça.
Fonte: Sd HM.
quando é que os companheiros vão aprender que não adianta perseguir ninguem, deixa tocar o zaralho nas ruas. espero que estejam todos bem e que melhorem sem nenhuma sequela.
ResponderExcluirTem que fazer igual ao Rubinho Barrichello, não tem que ter pressa. Foi postado o nome do Tenente que agiu de forma humana com os praças, deveria também ter postado o nome do Cap mercenário.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, os praças não estavam em perseguição e sim em deslocamento para apoio, em segundo lugar 99% das novas VTRs tem problemas no sistema de freios e a susupensão não é adequada para se pilotar acima de 80km por hora (tinham que ter sido rebaixadas ou adaptadas para a função), em terceiro lugar quam foi que ouviu falar de oficiais da PM se preocupando com a vida dos subordinados? Se tiver acontecido com esse Tenente, milagre! o que aconteceu com o Capitão é "normal"! É apenas mais 1 preocupado apenas em tirar o seu da reta,...
ResponderExcluirA culpa é da corporação que não ministram curso de direção ofenciva para nenhum praça, mudaram as VTRs pra Blazers que é uma carro totalmente diferente de uma parati. Graças a Deus não aconteceram nenhum acidente fatal.
ResponderExcluirA Policia tem que estar em constante alerta, pois existe o policial bom e o ruim, esses estavao tentando resolver a situação problema da melhor maneira possivel, imagina se esse carro tem colidido com o motoqueiro , ele nao teria ficado vivo , talvez os policiais, parabens aos policiais do 9°BPM que vem constantemente recebendo bons elogios em resultante ao excelente trabalho em equipe, onde desde o soldado ao oficial estao trabalhando juntos, Parabens ao Ten Meira que vem tornando a maneira de trabalho correta e em condições de realizar esta.
ResponderExcluirinfelizmente não aconteceu o pior,seria uma fatalidade se o motoqueiro tivesse sido atropelado!!!
ResponderExcluiros soldados que dirige as vtrs deveriam dizer a este capitão que não foi a pm que financiou sua cnh e por isso não era obrigado a dirigir para a mesma logo porque no edital do concurso não exige cnh.ainda bem que os companheiros estão bem.
ResponderExcluir