Veja na integra o pronunciamento do Cabo Heronides:
Bom dia a todos os ouvintes da 87 FM.
Eu sou Cabo Heronides, diretor da Associação de Cabos e Soldados e representante da categoria em Macaiba. Estamos aqui para informar à sociedade que desde da ultima sexta-feira iniciou-se Movimento Policia Legal no Rio Grande do Norte.
Avisando a todos que podem ficar tranquilos, pois não se trata de greve. Nós policiais estamos lutando por uma segurança pública melhor para a sociedade. Solicitando do Governo do Estado a reformulação do Estatuto dos Militares Estaduais, um Código de Ética e Disciplina humanizado e o cumprimento da LEI 273.
Reivindicando assim melhorias nas condições de trabalho. Condições essas que influenciarão na prestação do serviço.
Hoje o policial trabalha 240 horas mensais e no interior chega há 360 horas, sendo que o policial ainda tem que tirar mais 90 horas extras por mês, chegando assim a 450 horas de trabalho no mês. Hoje o policial trabalha mais de 10 horas por dia de segunda a segunda, sem direito a descanso. Essa jornada de trabalho excessiva faz com que o policial não renda aquilo que a sociedade espera, pois o mesmo está cansado, exausto e estressado. Queremos uma jornada de trabalho definida em lei de 160 horas mensais. Para ser executada em todo o Estado. Que será definida na reformulação do estatuto que é de 1976, ou seja, da época da ditadura.
Esta reforma também regularizá-la as promoções dos praças da policia militar, acabando assim com que o policial passe 27 dos 30 anos de serviço como soldado, aumentando assim o número de Cabos e Sargentos na Policia Militar. Para se ter uma ideia o policial que entrou a partir 1997 não é promovido a sargento, pois não a concurso desde este ano, ou seja, fazem 12 anos sem concurso para sargento dentro da Policia Militar do RN.
O quê também solicitamos é a regulamentação do Código de Ética e Disciplina, acabando assim como as prisões administrativas na policia e bombeiros militares, hoje se o policial não cumprimentar qualquer que seja o Oficial ou até mesmo se chegar atrasado corre o risco de ser preso por até 8 dias. E vemos que, só quem, comete crime para com a sociedade é que tem que ficar preso, e não um trabalhador que é pago para proteger a mesma.
Desta vez o movimento não luta por melhorias salariais, mas queremos que o Governo cumpra a lei sancionada pelo mesmo em 2004, que trata da verticalização do soldo da Policia Militar, pois hoje ocorre à injustiça de o Aluno Soldado, o Soldado e o Cabo receberem o mesmo soldo, ou seja, se tem graduações e responsabilidades diferentes temos que receber um soldo diferente.
Movimento se dará dentro da Legalidade, ordeiro e Responsável. Onde não iremos parar o serviço em defesa da sociedade. Mostrando a sociedade o que queremos, melhorando assim a prestação do serviço de segurança pública oferecido pelo estado.
Hoje Dia do Soldado, cerca de 100 policiais realizaram doação de sangue coletiva, aumentado assim o banco de sangue do hemonorte.
Estamos realizando a campanha Fome Gera Violência, arrecadando alimento para serem distribuídos em creches e instituições no dia 07 de setembro. Policiais estão passando de casa em casa pedindo a contribuição de 1 kg de alimento.
As associações estão chamando todos os policiais que se encontram de folga a estarem presentes em frente à Assembleia Legislativa, amanhã quarta-feira às 15:00 horas junto com as associações e a Vereadora Sargento Regina para sermos recebidos pelo Deputado Robison Faria, pedindo o apoio da casa para as negociações junto ao Governo do Estado.
Para terminar gostaria de dizer que a partir de hoje os policiais militares junto com a sociedade irão lutar por uma segurança pública de qualidade.
Agradeço ao horário cedido pela 87 FM e principalmente a todos os ouvintes da melhor rádio de Macaiba.
Olá sou policial Militar desde 2001, vejo a nossa luta, uma luta constante por uma Polícia mais justa, porque "JUSTA", simplesmente por terem Policiais "OFICIAIS" que ficam escondidos,e que só sabem punir,sabendo eles que serão os mais beneficiados como sempre foram, e nós os praças como sempre "PONTA DE LANÇA",isso devido a um estuto arcaico, onde existem dois pesos e duas medidas, mas tenho fé em Deus que isso um dia mudará, chega de tanta injustiça, finalizo deixando um abraço fraterno a todos os PMs principalmente aos meus irmãos praças que estão nesta luta constante no dia-a-dia, valeu!
ResponderExcluir