Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

SESED CUMPRE DETERMINAÇÃO JUDICIAL E SUSPENDE FORÇA-TAREFA NO RN


O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, anunciou a suspensão da força-tarefa em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), em Natal. Segundo o secretário, o Governo do Rio Grande do Norte está cumprindo uma determinação judicial. Na ocasião, o secretário esclareceu que a Polícia Militar não estava investigando crimes de homicídio, mas dando apoio na segurança das ações executadas.

O secretário comunicou que já recorreu à Procuradoria Geral do Estado, na tentativa de continuar a investigação.

A decisão de anular o trabalho da força-tarefa foi decretada pelo desembargador Vivaldo Pinheiro, que acatou os argumentos apresentados no mandado de segurança solicitado pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado (Sinpol/RN), indicando a possibilidade dos policiais do Bope exercerem funções investigativas.

“O que o Sindicato dos policiais civis está argumentado são inverdades. A Polícia Militar atua para ajudar no cumprimento de mandados de prisão e reforçar a segurança das equipes em áreas de risco”, explicou Aldair.

O Secretário desmentiu as alegações do Sinpol-RN e destacou que cada instituição cumpre o seu devido papel na força-tarefa. “Nós sempre preservamos a autonomia das instituições, cada uma cumpre suas atribuições, portanto, essa acusação do Sinpol é inverídica. Eu jamais determinaria, assim como o delegado geral nunca autorizaria, que qualquer tipo de investigação fosse feita pela Polícia Militar”, destacou.

Aldair da Rocha afirmou ainda que irá cumprir a medida judicial, mas entrará com uma liminar junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que esse posicionamento do desembargador possa ser revisto. Ele aproveitou a ocasião para perguntar à coordenadora da Força Tarefa, delegada Sheila Freitas, e ao comandante do Bope, tenente-coronel Marcos Vinícius, se a Polícia Militar alguma vez realizou algum tipo de investigação, o que foi negado por ambos.

A delegada Sheila Freitas reforçou a posição do secretário Aldair da Rocha, reafirmando que nunca o Bope participou das investigações feitas pela Força Tarefa e que a função do Bope é dar segurança e proteção nas prisões realizadas.

“É com muita tristeza que recebemos essa ação do Sinpol, que não revela a opinião da maioria dos policiais civis e causa um grande prejuízo às investigações”, disse.

Para a delegada, o Sinpol agiu de forma “errônea” e “irresponsável”. Ela acredita que a suspensão da atividade vai aumentar a insegurança da população potiguar.

“Essa medida vai por em risco a população que vai ficar a mercê de bandidos de alta periculosidade como também põe em risco até a vida dos policiais que trabalham na Força Tarefa”, avaliou Sheila Freitas, destacando que houve uma significativa redução do número de homicídios desde o início da atuação do trabalho.

Força-tarefa
A força-tarefa foi instituída segundo portaria nº 069/2013, publicada em março deste ano pela Sesed com o objetivo de investigar crimes de homicídio e com características de execução, no prazo de 90 dias. A medida também visava diminuir a criminalidade, bem como a sobrecarga de trabalho da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), até que seja implantada a Divisão Especializada em Investigação aos Crimes de Homicídios. Integravam a Força Tarefa equipes do Bope, Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) Centro de Inteligência da Sesed e do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Comentários

  1. 05 HOMICÍDIOS, EM NATAL E GRANDE NATAL, CASA DE CAPITÃO DA POLÍCIA MILITAR METRALHADA NO PARQUE DOS COQUEIROS Z. NORTE DE NATAL. O QUE ESSA "FORÇA ATAREFADA" ESTÁ FAZENDOOOOOOOOOOOOOOOOO? É SÓ PARA PRENDER POLICIAL? OU OS PMS PRESOS SÃO MÁGICOS, SAÍRAM DO PRESÍDIO E COMETERAM ESSES ASSASSINATOS? RESPONDAM DR. ALDAIR DA ROCHA, CEL. ARAÚJO,
    DRª SHEILA, QUEREMOS SABER O QUE O CEL. ARAÚJO VAI FALAR EM RELAÇÃO DO ATENTADO NA CASA DO CAPITÃO SILVA, QUE TEVE SEU CARRO CRIVADO DE BALAS? FATO ISOLADO? NÃO QUER AMEDRONTAR A TROPA? QUER PASSAR A IMPRESSÃO QUE BANDIDOS TEMEM A POLÍCIA? O QUE ME DIZ POVO DA (IN) SEGURANÇA?????????????????

    ResponderExcluir
  2. Essa força tarefa e importante,desde que seja transparente mostra as prisoes de dois cobaias p ganhar nomes era para prender aquelas falcatruas que foi estanpados na tribunado do norte por um jornalista mostrando algumas autoridades emvolvidas e que estao trabalhando como nada aconteceu, isso e uma vergonha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...