Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

STF MANTÉM DECISÃO DO TJRN SOBRE CARGA HORÁRIA DA PMRN

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, manteve a decisão do desembargador Cláudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o qual julgou um pedido da Associação dos Praças da Polícia Militar da Região Agreste do Estado, relacionado à carga horária de trabalho. A entidade argumentava, inicialmente, através do Mandado de Injunção nº 2011003184-1, existir uma suposta omissão constitucional, no tocante à limitação da jornada de trabalho dos policiais militares. Segundo a associação, a falta de cumprimento atingiria os artigos 42 e 142 da Constituição Federal. De acordo com a entidade, caberia uma analogia com o artigo 19 da Lei complementar estadual nº 122/94, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado, a qual estabelece o limite de 40 horas semanais de trabalho para o ocupante de cargo efetivo. A entidade alegou que os PM's estariam com carga horária “rotineira e exaustiva” de 240 horas mensais. No entanto, o pleito foi negado, à unanimidade no TJRN, sob a relatoria do desembargador Cláudio Santos, o que levou a Associação a mover o Recurso Extraordinário 725.180, junto ao STF. No Supremo, prevaleceu a decisão da Corte Potiguar, que destacou que a legislação da Carta Magna, ao estender os direitos sociais aos militares, previstos no Artigo 7º para os trabalhadores urbanos e rurais, não incluiu os incisos XIII e XVI, relacionados a duração do trabalho superior a oito horas. “Embora seja possível que legislação infraconstitucional disponha sobre vantagem ou garantia não vedada ou não disciplinada pela Constituição Federal, não há, no caso, disposição legal que conceda a garantia aos servidores militares”, relata o ministro Gilmar Mendes.
TJRN

Comentários

  1. A CERCA DE 6 MESES VENHO ESTUDANDO DIARIAMENTE E FAZENDO TODO TIPO DE CONCURSO QUE APARECE. GRAÇAS A DEUS OS RESULTADOS JÁ ESTÃO COMEÇANDO A APARECER AGORA ESPERAR SER NOMEADO. O MESMO ACONSELHO A TODOS. CANSEI DE ESPERAR MELHORIAS DESSA INSTITUIÇÃO, POIS SEMPRE QUEM COMANDA ELA ESTÁ CERTO E QUEM É COMANDADO ESTÁ SEMPRE ERRADO. CHEGA!

    ResponderExcluir
  2. Mas, e agora? O quê vai ser? Vamos ter que continuar cumprindo escalas absurdas, impostas por comandantes que só querem dar satisfação a políticos, pois a maior parte dos postos de alto comando são indicações politicas, teremos que deixar nossos lares e famílias sem saber quando retornar, e se retornaremos, será que vai continuar assim? Se for, é melhor fazer como o companheiro: Estudar e procurar melhoria. Mas, fica a duvida. E nós que temos na Gloriosa uma fonte de inspiração e temos a convicção e o espirito guerreiro de lutar contra a criminalidade, teremos que deixar o emprego de nossas vidas, emprego este que lutamos e nos dedicamos para conseguir? Fica aqui minha indignação, o meu protesto e o meu desabafo.

    ResponderExcluir
  3. Positivo companheiro, enquanto tiver esse militarismo arcaico dentro da policia militar, nunca vamos melhorar, so piorar, e as doenças aparecendo, so nos resta procurar procurar o medico e da uma descansada, trabalho ha 27 anos nas ruas em VTRs, o que eu ganhei so doenças e muita, desde insonia, nervosismo, stress, tudo isso ainda esculto piadas de superior que entrou agora na PM, ai vc que tem vergonha e nao quer escutar piadas, volta para as ruas com mais problemas inclusive mentais, pq conheço alguns PMs que toma remedio controlado, assume uma vtr pega uma arma potente e vai as ruas defender a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. RA,RA,RA PARABENS SR,EXCELENCIA,MERITISSIMO,REI,MAJESTADE,E TANTOS OUTROS TITULOS Q CABE LHE SOBREVIR....LEGITIMOU O ilegitimo...A TROCO DE QUE?A MANDO DE QUEM?..A INTERESSE DE QUEM? UMA VERDADEIRA IRRESPONSABILIDADE COM O CIDADÃO,COM O SERVIDOR PUBLICO PM(LEIA-SE OTÁRIO E ESCRAVO)EM DETRIMENTO DA FALTA DE BOM SENSO...É UMA PENA QUE TENHAMOS HOMENS QUE PODEM FAZER DO PAIS E SUAS INSTITUIÇÕES MELHORES E NÃO O FAZEM...UMA PENA!!!SO TENHO A LAMENTAR,QUERIA SABER COMO UMA PESSOA DORME COM A CONSCIENCIA....AHHH ESQUECI...PESSOAS DESSE GENERO NAUM POSSUEM CONSCIENCIA...Q PENA!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

>> CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS ENCARREGADOS DA APLICAÇÃO DA LEI

Algumas normas e tratados são muito citados em artigos, estudos e até em conversas informais, mas pouco conhecidos. Quem nunca ouviu dizer que algo é ou deve ser de algum modo, porque uma lei determina que seja, mas não sabe de que lei se trata? Um caso relevante se refere ao CCEAL, Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei, uma referência muito comum quando se fala em ética profissional e direitos humanos na atividade policial. Tendo como pressuposto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o CCEAL foi adotado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em sua resolução 34/169 de 17 de dezembro de 1979, e se trata de não mais que oito artigos descrevendo limitações principalmente à atuação de policiais. Apesar de simples, o que é dito pelo CCEAL ainda tem dificuldades de implementação nas polícias de todo o mundo, inclusive e principalmente nas brasileiras. Abaixo, a íntegra do Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei: ARTIGO 1º: Os funcionário...

SUBSÍDIO APROVADO

Acaba de ser aprovado, à unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o subsídio dos militares do Estado, que chegou à Mesa Diretora no final da sessão dessa terça-feira (13). Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, solicitou aos líderes partidários a dispensa de tramitação para que a matéria fosse votada nesta quarta (14). O projeto estabelece o regime remuneratório para os Policiais Militares e Bombeiros Militares, a partir de reivindicação e consenso entre o comando das Corporações e as associações representativas dos praças e dos oficiais. A medida estipula o subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, parabenizou os militares pelo espírito de união da categoria. Márcia Maia disse que toda a bancada do PSB votou favorável porque havia essa grande expectativa por parte destas categorias:...

>> HENRIQUE ALVES REAGE À PRESSÃO CONTRA PEC 300

A PEC 300 é criticada e condenada pelo Palácio do Planalto e a maioria dos governadores eleitos ou reeleitos, mas mesmo assim pode ser votada - e aprovada - graças ao PMDB. Segundo os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, o líder peemedebista na Câmara, deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, é um dos principais defensores da emenda. Ele foi ontem à tribuna reafirmar a disposição do partido de aprová-la, como conta a Folha, e, conforme informação do Estadão, reagiu furiosamente à pressão para retirar a PEC de pauta em um encontro na casa do presidente Michel Temer. "Não venha nos impor esse vexame" , disse o parlamentar do Rio Grande do Norte. Por: Luis Fausto Fonte: Nominuto