Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

POLICIAL MILITAR QUE ATUOU COMO ADVOGADO RECUPERA CARGO APÓS DECISÃO DO TJRN

Os desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reformaram uma sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal que julgou procedente o pedido do Ministério Público e condenou o réu à perda do cargo público ocupado na Polícia Militar do Rio Grande do Norte. 

O policial recorreu da sentença sob o argumento de que a punição aplicada na sentença atenta contra os princípios da proporcionalidade e razoabilidade. E destacou estar sendo alvo de perseguição por parte de integrantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O policial refutou a tese que informa sobre a prática de atos de improbidade administrativa, ressaltando que jamais exerceu a advocacia enquanto servidor policial da ativa.

O Ministério Público apresentou suas contrarrazões, esclarecendo que foi instaurado Inquérito Civil, visando apurar possível exercício irregular da advocacia pelo servidor público militar, no qual ficou demonstrado a efetiva atividade de advocacia do apelante em concomitância com suas atividades vinculadas à Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Para o relator do processo, desembargador Expedito Ferreira, após observar os documentos existentes no processo, ficou comprovado que o recorrente efetivamente praticou atos processuais na qualidade de advogado enquanto ainda estava investido no cargo público que exercia junto à Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

O relator declarou que “muito embora esteja evidenciada a deslealdade do servidor para com seus regulamentos internos, não percebo atuação que possa atentar contra a honestidade que bem representa as corporações militares nacionais, de sorte a colocar em risco sua respeitabilidade perante a sociedade, muito menos que tenha causado embaraço a princípios informadores da Administração Pública ou mesmo que tenham logrado proveito pessoal em detrimento do erário público”.

Para os desembargadores do TJRN, ainda que se possa afirmar ser inviável para um ocupante de alta patente da Polícia Militar o exercício da advocacia, não se revela razoável ou proporcional determinar seu afastamento definitivo da corporação em razão dos fatos em questão.

Com a decisão, o policial obteve a suspensão dos seus direitos políticos e foi proibido de contratar com o poder público ou dele receber qualquer espécie de benesse, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos, além do pagamento de multa civil no montante de 5 vezes o valor da remuneração percebida ao tempo da propositura da presente ação de improbidade administrativa, mas manteve a sua função pública. (Processo nº 2011.012098-0)
FONTE: TJRN

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...