Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

GOVERNO DO RN MANTÉM ALBERGUE PARA PRESOS AO LADO DE ESCOLA INFANTIL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte mantém, há cerca de 10 anos, um prédio alugado ao lado da Escola Municipal Augusto Severo, no município de Parnamirim, região metropolitana de Natal, como albergue para presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto. Muitos dos condenados de Justiça que dormem na unidade prisional são pedófilos, estupradores, assaltantes e homicidas.

A Casa do Albergado foi instalada no piso superior de um empreendimento comercial às margens da BR-101, num dos trechos comerciais mais movimentados do município.

O G1 tentou insistentemente contato com o titular da Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Ailson Dantas. Entretanto, os telefones celulares funcional e particular do coordenador estavam desligados.

Para a juíza da Vara de Execuções Penais de Parnamirim, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, o prédio não oferece segurança nem para os próprios apenados. "Alguns deles pedem regressão de pena por sofrerem ameaças de morte", relatou. De acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), os locais nos quais os apenados que adquirem o direito de cumprir a pena no regime semiaberto deve ser de fácil acesso e próximo aos pontos de transporte público coletivo.

A juíza ressaltou, ainda, que os comerciantes e pedestres que circulam pelo local também correm riscos. A diretora da Escola Municipal Augusto Severo, Ana Patrícia Alves Batista, confirmou que um dos antigos diretores da Escola encaminhou um ofício à Justiça solicitando a transferência dos apenados para outro local. "O último gestor fez um memorando e mandou para a Justiça. No conteúdo do documento, há relatos de alguns problemas como tiroteios, por exemplo. Não sei se a Justiça respondeu", comentou.

Um dos agentes penitenciários que faz a guarda noturna dos apenados, que terá sua identidade preservada por questões de segurança, disse que muitos dos condenados de Justiça que dormem na unidade são pedófilos, estupradores, assaltantes e homicidas. E muitos destes aproveitam o tempo que passam fora das celas para cometerem novos crimes. "Pelo menos três tentativas de assassinato ocorreram na portaria da Casa do Albergado num intervalo de menos de um ano", afirmou. As marcas dos tiros trocados entre criminosos e policiais militares estão nas paredes e grades do prédio.

Cumprem pena atualmente na Casa do Albergado aproximadamente 90 homens no regime semiaberto, que precisam se apresentar todas as noites para pernoitar na unidade, além de outros 60 do regime aberto, que se apresentam diariamente apenas para assinar a frequência, confirmandoque estão na região da Vara Criminal na qual foram condenados.

O albergue é composto por quatro 'celas' nas quais os homens dormem em colchões e colchonetes espalhados pelo chão da unidade, além de redes.
G1 / RIO GRANDE DO NORTE

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...