Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

GOVERNO DO RN MANTÉM ALBERGUE PARA PRESOS AO LADO DE ESCOLA INFANTIL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte mantém, há cerca de 10 anos, um prédio alugado ao lado da Escola Municipal Augusto Severo, no município de Parnamirim, região metropolitana de Natal, como albergue para presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto. Muitos dos condenados de Justiça que dormem na unidade prisional são pedófilos, estupradores, assaltantes e homicidas.

A Casa do Albergado foi instalada no piso superior de um empreendimento comercial às margens da BR-101, num dos trechos comerciais mais movimentados do município.

O G1 tentou insistentemente contato com o titular da Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Ailson Dantas. Entretanto, os telefones celulares funcional e particular do coordenador estavam desligados.

Para a juíza da Vara de Execuções Penais de Parnamirim, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, o prédio não oferece segurança nem para os próprios apenados. "Alguns deles pedem regressão de pena por sofrerem ameaças de morte", relatou. De acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), os locais nos quais os apenados que adquirem o direito de cumprir a pena no regime semiaberto deve ser de fácil acesso e próximo aos pontos de transporte público coletivo.

A juíza ressaltou, ainda, que os comerciantes e pedestres que circulam pelo local também correm riscos. A diretora da Escola Municipal Augusto Severo, Ana Patrícia Alves Batista, confirmou que um dos antigos diretores da Escola encaminhou um ofício à Justiça solicitando a transferência dos apenados para outro local. "O último gestor fez um memorando e mandou para a Justiça. No conteúdo do documento, há relatos de alguns problemas como tiroteios, por exemplo. Não sei se a Justiça respondeu", comentou.

Um dos agentes penitenciários que faz a guarda noturna dos apenados, que terá sua identidade preservada por questões de segurança, disse que muitos dos condenados de Justiça que dormem na unidade são pedófilos, estupradores, assaltantes e homicidas. E muitos destes aproveitam o tempo que passam fora das celas para cometerem novos crimes. "Pelo menos três tentativas de assassinato ocorreram na portaria da Casa do Albergado num intervalo de menos de um ano", afirmou. As marcas dos tiros trocados entre criminosos e policiais militares estão nas paredes e grades do prédio.

Cumprem pena atualmente na Casa do Albergado aproximadamente 90 homens no regime semiaberto, que precisam se apresentar todas as noites para pernoitar na unidade, além de outros 60 do regime aberto, que se apresentam diariamente apenas para assinar a frequência, confirmandoque estão na região da Vara Criminal na qual foram condenados.

O albergue é composto por quatro 'celas' nas quais os homens dormem em colchões e colchonetes espalhados pelo chão da unidade, além de redes.
G1 / RIO GRANDE DO NORTE

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

>> CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS ENCARREGADOS DA APLICAÇÃO DA LEI

Algumas normas e tratados são muito citados em artigos, estudos e até em conversas informais, mas pouco conhecidos. Quem nunca ouviu dizer que algo é ou deve ser de algum modo, porque uma lei determina que seja, mas não sabe de que lei se trata? Um caso relevante se refere ao CCEAL, Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei, uma referência muito comum quando se fala em ética profissional e direitos humanos na atividade policial. Tendo como pressuposto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o CCEAL foi adotado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em sua resolução 34/169 de 17 de dezembro de 1979, e se trata de não mais que oito artigos descrevendo limitações principalmente à atuação de policiais. Apesar de simples, o que é dito pelo CCEAL ainda tem dificuldades de implementação nas polícias de todo o mundo, inclusive e principalmente nas brasileiras. Abaixo, a íntegra do Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei: ARTIGO 1º: Os funcionário...

SUBSÍDIO APROVADO

Acaba de ser aprovado, à unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o subsídio dos militares do Estado, que chegou à Mesa Diretora no final da sessão dessa terça-feira (13). Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, solicitou aos líderes partidários a dispensa de tramitação para que a matéria fosse votada nesta quarta (14). O projeto estabelece o regime remuneratório para os Policiais Militares e Bombeiros Militares, a partir de reivindicação e consenso entre o comando das Corporações e as associações representativas dos praças e dos oficiais. A medida estipula o subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, parabenizou os militares pelo espírito de união da categoria. Márcia Maia disse que toda a bancada do PSB votou favorável porque havia essa grande expectativa por parte destas categorias:...

>> HENRIQUE ALVES REAGE À PRESSÃO CONTRA PEC 300

A PEC 300 é criticada e condenada pelo Palácio do Planalto e a maioria dos governadores eleitos ou reeleitos, mas mesmo assim pode ser votada - e aprovada - graças ao PMDB. Segundo os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, o líder peemedebista na Câmara, deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, é um dos principais defensores da emenda. Ele foi ontem à tribuna reafirmar a disposição do partido de aprová-la, como conta a Folha, e, conforme informação do Estadão, reagiu furiosamente à pressão para retirar a PEC de pauta em um encontro na casa do presidente Michel Temer. "Não venha nos impor esse vexame" , disse o parlamentar do Rio Grande do Norte. Por: Luis Fausto Fonte: Nominuto