Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

APÓS LIDERAR GREVE DA PM NA BAHIA, CABO JEOÁS DISPUTA VAGA DE VEREADOR EM NATAL

Jeoás Nascimento dos Santos ou simplesmente Cabo Jeoás (PC do B). Para muitos, o nome do candidato a vereador em Natal pode passar despercebido, mas trata-se de um dos 12 policiais militares líderes da greve da categoria na Bahia, ocorrida em fevereiro deste ano.

Por conta da participação no movimento, o praça ficou preso por 40 dias acusado de depredação do patrimônio público e formação de quadrilha durante.

O processo contra Jeoás ainda será julgado. A Justiça Militar remeteu o processo para Justiça Federal por se julgar incompetente já que o movimento grevista foi nacional.

Segundo Jeoás, não só ele, mas a maioria dos líderes do movimento --representantes de diversos Estados-- está inserida de alguma forma na campanha política deste ano.

Apesar de já estar participando de movimentos estudantis desde 1995, segundo ele próprio conta, não há como negar que foi após a greve dos PMs no Estado baiano que surgiu a proposta dentro da própria categoria de lançá-lo como representante nas eleições deste ano.

“Nós, policiais do Rio Grande do Norte, elegemos desde 2008 alguém da tropa para nos representar no poder, mas, infelizmente, estas pessoas até agora não fizeram o que prometeram e imaginávamos que seria feito. Foi então que, após a greve, depois de muitas conversas, o meu nome surgiu como representante da tropa”, afirma.

Em maio deste ano, Jeoás procurou o PT para filiar-se e candidatar-se pelo partido, mas devido a problemas com relação ao número de campanha, acabou ficando com o PC do B.

“Eu não podia deixar de ter como registro de candidatura um número que levasse o 190 que marca a tropa e remete facilmente para alguém que veio ou é da polícia, mas o PT naquele momento não podia me oferecer isso, o que foi justificável devido ao registro de outros candidatos com quem o partido já havia firmado compromisso antes de o procurarmos”, diz o candidato que concorre com o número 65.190.

Na época da greve dos policiais, Jeoás era presidente da Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte e vice-presidente da Associação Nacional dos Praças. Hoje, está afastado das atividades.

“Agora, é uma questão de mudança de postura. Eu que sempre fui acostumado a militar em grêmios de estudantes e depois passei a ser representante de associação. Se eleito, vou ter que adotar outra postura, outras atitudes”.

Como quase todos os militares que buscam eleger-se este ano, Jeoás quer brigar por melhores salários, pelo plano de carreira dos policiais, melhores condições de trabalho. “Hoje, temos no Rio Grande do Norte um salário-base de R$ 2.200 para o policial e um efetivo que não chega a 12 mil homens. Estamos com um deficit de dois mil policiais e a violência está aumentando”, frisou.

Questionado se em algum momento ele se arrependeu do caminho tomada na greve da Bahia, Jeoás diz que não e afirma que, se necessário for, fará tudo novamente. “Eu era um dos representantes nacional da categoria. Nós estávamos ali brigando por algo que já é nosso, brigando pelo que já consta em um projeto de lei que é de 2001. É por isso que em reuniões de associações de policiais sempre citamos a necessidade de termos representantes na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa e até na Câmara Federal. Essa é uma postura que deveria ser adotada pela categoria em todos os Estados, a exemplo do que o Espirito Santo, por exemplo, já vem costurando.”

Segundo Jeoás, nestas mesmas reuniões ele colocou seu nome à disposição da categoria para as eleições de 2014, quando serão escolhidos deputados estaduais e federais.

Aos 32 anos e pai de uma menina de dois meses, Jeoás lembrou o episódio no qual a mulher dele foi pedir no Congresso Nacional, em Brasília, por sua liberação. “Ela estava grávida, mas tudo isso que aconteceu serviu para nos unir ainda mais”.

Além de Jeoás, há outros 13 candidatos que carregam a “bandeira da segurança pública” disputando as 29 vagas na Câmara Municipal de Natal. Entre eles, há dois civis, dois policiais civis e um bombeiro. Os outros oito são PMs.

“Sabemos que os votos ficarão divididos agora, mas pelo menos daqui a dois anos, a proposta é escolher apenas um representante nosso”, acrescentou.

A coligação de Jeoás apoia a candidatura de Carlos Eduardo (PDT), que vem liderando pesquisa em Natal.

A greve e a prisão
Após encaminhar-se para a Bahia e tornar-se um dos 12 líderes do movimento grevista que gerou repercussão nacional, Jeoás recebeu ordem de prisão do Tribunal de Justiça do Estado. Ele e os outros policiais que encabeçavam o movimento foram acusados de formação de quadrilha e de depredação ao patrimônio público. O praça chegou a ser considerado foragido da Justiça até se apresentar no dia 14 de fevereiro ao Quartel do Comando Geral da PM, em Natal. O movimento durou 12 dias.
UOL

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...