Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

OTIMISMO OU PESSIMISMO?

Tem uma antiga anedota que conta à história de dois irmãos, duas crianças, um extremamente otimista e outro exageradamente pessimista. Viviam brigando. Tinham comportamentos estranhos. Onde um via coisas belas outro só via coisas ruins.

Os pais muito preocupados com as atitudes extremadas resolveram agir de uma forma incomum. No Natal compraram presentes diferentes e provocativos para seus filhos na esperança que ao abri-los, começassem a mudar suas visões sobre o mundo, a vida e as coisas.

Ao pessimista deram uma bicicleta nova, último modelo, com tudo que uma criança gostaria. Ao abrir o pacote o pessimista exclamou: Que droga, uma bicicleta, já estou vendo a minha situação, vou cair, arranhar minhas pernas, quebrar os braços - oh vida ruim, vou parar num hospital, com aquelas enfermeiras chatas, todo mundo vai gastar dinheiro com médico, com remédios e posso até morrer e deixar todo mundo triste. Oh vida maldita!

Ao otimista presentearam com uma lata de esterco de cavalo. O otimista ao abri-la arregalou os olhos e em intensa alegria exclamou: Oba! Maravilha! Ganhei um cavalo, onde ele está? E saiu a procura do eqüino.

O pessimista nunca andou de bicicleta e o otimista deve estar procurando o cavalo até hoje.


A piada, embora um pouco antiga, ajudou-me a refletir sobre essa dualidade tão salutar de otimismo e pessimismo. Ambos convivem dentro de nós e duvido que alguém por mais otimista que seja não tenha seus momentos de pessimismo e vice-versa.

O pessimista tem uma tendência de jogar nas costas dos outros, das situações, dos fatos o destino de sua vida. Os pessimistas julgam-se o efeito das coisas e não as causas. Julgam que o destino, na maioria das vezes, depende das ações dos terceiros, enxergam pelos olhos da amargura e da feiúra que sempre existem, existiram e existirão. Buscam fora de si uma alternativa para melhorar ou piorar ainda mais sua vida. Posso dizer com certeza que para os pessimistas nunca haverá o fundo do poço, sempre tem um jeito de ser pior.

Por outro lado o otimista vê com outros olhos, olhos do exageradamente belo, olhos de quem pensa que as coisas irão acontecer por mágica. É bem verdade que buscam dentro de si as razões para viver e são, na maioria das vezes, a causa e não o efeito das coisas. Entretanto ficam a esperar que algo grandioso e belo aconteça. Parece ser mais agradável conviver com otimistas do que com pessimistas. Chega um dia que cansa!

Aos olhos de um pessimista tudo pode piorar ainda mais. O otimista tem uma tendência de enxergar beleza onde os outros jamais conseguirão ver nada e procura tirar aprendizados das piores situações... O pessimista sempre vê algo mais terrível do que está acontecendo e jamais aprenderá algo novo, pois o novo pode ser ainda pior. A tendência é de um otimista é a de tentar construir relações saudáveis, visões de mundo, novas parcerias, novos empreendimentos. O pessimista procura necessariamente as relações doentias, os dilemas de destruição, carrega as suas cruzes e as dos outros, destrói ao invés de construir.

Ambos escorregam nas tentativas. O pessimista pelo excesso de coisas ruins e o otimista pelo exagerado das visões de beleza.

A maioria das pessoas que fizeram algo pelo desenvolvimento da humanidade não são e nem foram otimistas e nem pessimistas. Foram realistas. Os maiores filósofos do mundo, na sua esmagadora maioria, trouxeram nos seus ensinamentos otimismo, positivismo e renascença baseados numa realidade. Há uma grandiosa exceção a esta regra: NIETZSCHE.

Talvez seja aqui o momento de tão longo discurso perguntar será o empreendedor é um otimista ou um pessimista.

Na verdade penso que é um realista. Enxerga o que é e não o que parece. Baseia suas idéias em fatos. Vê o belo onde ele realmente existe e evita as situações ruins, sem negar sua existência. Constrói uma missão, um ponto de vista, sobre uma base real e não nos achometros de que fulano ou sicrano vive bem ou mal. Cada um vive o que quer, escolhe assim ou assado, é 100% responsável pelos seus atos e pela sua vida. Somos causa e não efeito.

Não há dúvidas que muitas coisas estão ruins no momento, mas sempre estarão para aqueles que na sua ânsia arrogante de vencer debates são capazes de indicar até a pobreza e a mesquinharia de seus próprios pensamentos. O imperfeito existe e sempre existirá, nunca seremos perfeitos, mas aos olhos do coração poderemos ser belos, apenas belos, simplesmente belos. E a partir desses momentos de enxergar o belo que lá existe traçarmos um novo rumo para a humanidade, para nós mesmos, sendo apenas egoístas, e não egocêntricos.

Verdade é que o otimista é um egoísta, quer ser feliz a todo custo. Sendo feliz ensina e pode virar modelo. Verdade é que o pessimista é um egocêntrico, quer ver a sua desgraça se espalhar para todos. O otimista pode ser um grande amigo, às vezes chato, mas sempre um amigo. O pessimista nunca terá amigos, somente colegas (de infortúnio). Será um irremediável chato. Os mais inteligentes serão implacáveis inimigos.

O realista está construindo um mundo melhor.

Na nossa anedota inicial, podemos colocar um primo daqueles irmãos, que num ato de empreendedor, pega a bicicleta e sai pela rua feliz da vida, divertindo-se. Planta uma muda de arvore e coloca o esterco de cavalo para aduba-la. No futuro aquela muda recém-plantada se tornará uma frondosa árvore.

Espero que com essa minha reflexão todos nós possamos parar e refletir o que estamos fazendo, o que poderemos fazer, o que é necessário fazer? São tantas as coisas ruins que vejo que às vezes sinto uma vontade danada de largar tudo. Correr até os braços da morte.

Logo passa. Aí eu vejo um sorriso de uma criança, um beijo de um casal enamorado, um aperto de mão, dois velhinhos abraçados passeando, um gari assoviando enquanto varre o chão e desisto, continuo persistindo. Vem aquela vontade danada e eu grito: QUERO MAIS É SER FELIZ.

Armando Ribeiro

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...