Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

GRANDE NATAL CONTINUARÁ COM REFORÇO POLICIAL

A Operação Verão do ano de 2012 teve o seu encerramento registrado no final de semana passado. Para a Polícia Militar, isso não representará o enfraquecimento da segurança vista nas ruas. Para isso, a Operação Metrópole Segura permanece em vigor. Ontem, à reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o comando-geral da Corporação divulgou um balanço parcial das atividades desenvolvidas. "Estávamos vivendo um momento de insegurança ocasionado pela proximidade do carnaval e a recente fuga em massa de Alcaçuz. A operação deflagrada foi bem sucedida e conseguiu reduzir o índice de violência constatado", informou o comandante-geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

Os dados repassados pela PM esclarecem que, em três semanas da operação Metrópole Segura, mais de 70 mil pessoas e 17 mil veículos foram abordados. Policiais militares prenderam 77 suspeitos e acusados, encaminhando-os para cumprimento de procedimento nas delegacias da Polícia Civil. A estatística apontou a apreensão de 28 armas de fogo, além da apreensão de quantidades de drogas, como crack, cocaína e maconha.

"A operação Metrópole Segura permanecerá ocorrendo. O reforço continuará nas ruas realizando abordagens e atentos a qualquer tipo de atitude delituosa", disse o coronel Araújo. A operação foi deflagrada em virtude das ondas de assaltos constatados na capital do Estado. Duas ocorrências chamaram atenção e causaram temor na população: o roubo de R$ 600 mil do banco Itaú no bairro de Candelária e o assalto a uma padaria em Petrópolis, que terminou em três feridos.

Após a fuga de quase 60 detentos de duas unidades prisionais diferentes, da onda de assaltos a estabelecimentos comerciais em Natal, além dos roubos de armamentos de seguranças particulares, a população se sentiu atemorizada. Para tentar conter o avanço da violência, o efetivo da Polícia Militar foi reforçado com a convocação de homens que estavam fora da escala de trabalho cumprindo folga.

O efetivo de 800 militares que fazem a segurança da população cotidianamente, foi reforçado. O número subiu para 1.200 desde ontem, quando a intensificação do policiamento ostensivo foi iniciada com a montagem de barreiras nas ruas e avenidas da capital e região metropolitana. "A operação deu resultados. Não registramos mais assaltos a ônibus e nenhuma outra ocorrência de grande gravidade nos últimos dias", declarou o coronel PM.

A secretaria de segurança reúne a imprensa durante a manhã de hoje para divulgar um balanço da operação Verão, deflagrada desde o mês de dezembro passado.

Sertão Seguro

A secretaria de segurança (Sesed) quer formar um "cinturão contra a criminalidade" no limite do estado do Rio Grande do Norte. Para isso, o planejamento é reforçar a operação Sertão Seguro. Reuniões periódicas ocorrem na Sesed para planejar ações integradas com os estados da Paraíba e do Ceará. "Queremos coibir o roubo de cargas e os assaltos a onibus de viagens interestaduais. Assim como dar uma resposta contra criminosos que estão arrombando caixas eletrônicos", informou o coronel Francisco Araújo.

A operação dedica atenção especial a áreas de limites e outras regiões que têm apresentado alto índice de criminalidade, como a região Oeste. Com o final da operação Verão, a PM destacará outras 10 caminhonetes para integrar as forças do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que já atuam na área.

TRIBUNA DO NORTE

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...