Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

ESTATUTO E NORMAS INTERNAS DA PM/RN CERCEIAM LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE POLICIAL BLOGUEIRO

Por Rômulo Estânrley
Passados 26 anos do fim da Ditadura Militar no Brasil, ainda há resquícios daquele conturbado período da história política do País. A liberdade de expressão, por exemplo, é algo que ainda vem sendo questionado por alguns setores conservadores, que, infelizmente, não compreendem – ou não acordaram para – a nova realidade que vive o País: a democracia. Na Polícia Militar do RN, por exemplo, ainda é vigente o Estatuto e o Regulamento Disciplinar da corporação, ambos remanescentes daquela época.

O cabo da PM Heronides Mangabeira Júnior está respondendo processo administrativo da corporação por criticar a questão da segurança pública no município, em seu “Blog de Macaíba”.

Segundo o policial, o Estatuto da Polícia Militar do RN e os itens do Regulamento Disciplinar da referida corporação “são utilizados para censurar a liberdade de expressão do policial militar, ou provocar medo aos que tenham blogs e aos que alimentam o desejo de também ter esta ferramenta de informação”. Ou seja, por fazer parte do quadro militar, o policial não pode criticar a segurança pública, de acordo com suas normas internas, por ser interpretado como um ato de desacato à instituição.

A chamada “transgressão policial militar”, denominação para processo administrativo, foi impetrada pelo capitão Edson Silvério, comandante da 1ª Companhia do 11º Batalhão, no dia 28 de março último. Heronides Mangabeira Júnior respondeu o “deveis informar” (processo) no último dia 11 deste mês, alegando inocência e aguarda a conclusão do seu julgamento. Caso seja punido – cuja pena poderá ser leve, média ou grave –, o seu conceito na ficha disciplinar cairá. Em outras palavras, não poderá provisoriamente receber promoção de carreira.

Só que essas normas se esbarram na Constituição Federal. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para ser jornalista, qualquer cidadão pode assumir a função, sem necessariamente ser obrigado a portar um diploma de nível superior na área, e como Heronides Mangabeira Júnior vem há dois anos realizando um trabalho de informação para os agentes de segurança pública, não só do RN, mas de todo o território nacional, ele adiantou que irá, a partir de agora, se auto-intitular, além de blogueiro, jornalista, colunista, editor e tudo que seja ligado a comunicação e imprensa.

- Estarei, assim, assegurando o direito à liberdade de imprensa e a liberdade de expressão, garantidos a todos os brasileiros através da Constituição Federal de 1988 – salientou, acrescentando: “Portanto, não cabe ao Poder Judiciário ou a Polícia Militar decidir, previamente, quais notícias podem ser veiculadas, porque isso caracteriza censura, o que não é mais admitida pela Constituição Federal de 1988”.

De acordo com Heronides Júnior, o regulamento da PM/RN demonstra claramente ser “abusivo”, “arcaico”, “ditador”, “opressor” e “desumano”, ferindo completamente a dignidade da pessoa humana.

“Por este motivo, continuarei não somente expondo as minhas opiniões, como denunciando este tipo de atrocidade. Podem até prender o meu corpo, mas a exposição das minhas opiniões e pensamentos nunca irá ficar presa”, finalizou.

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...