O governo do Rio Grande do Norte deve ter esquecido que Macaíba faz parte de tal estado.
Além do número de policiais ser bastante reduzido e a sede ser locada pelo município, o número de viaturas que antes eram sete passou para duas.
Os números mostram que os homicídios diminuíram consideravelmente em relação aos anos anteriores, já a quantidade de assaltos aumentaram bruscamente.
Sem falar na zona rural que não dispõe de nenhum policiamento.
A condição de serviço em Macaíba é tão precária que muitos policiais estão saindo do município, reduzindo cada vez mais o efetivo da cidade.
Se o estado continuar ofertando esta condição de serviço aos policiais de Macaíba para os mesmos realizarem um bom trabalho, temo que a insegurança venha ficar pior.
Por se tratar de um município metropolitano, o comando de Macaíba tem buscado junto ao comando metropolitano efetivo de unidades especializadas como: Cavalaria, CHOQUE e ROCAM para complementar o serviço na cidade.
Mas infelizmente estes tipos de policiamentos não são constantes, pois acredito que os mesmos estejam sendo empregados em horas extras, e o estado diz não ter recurso para implementar uma grande quantidade de horas extras.
Em Macaíba temos um excelente efetivo - do oficial mais antigo ao praça mais moderno - efetivo este compromissado e dedicado a prestar um bom serviço de segurança pública à sociedade, mas com as condições oferecidas pelo estado isso torna impossível.
Pra debater tal assunto, será realizada nesta próxima sexta-feira, 23, pela Câmara Municipal de Macaíba, uma audiência pública sobre segurança.
Escrito por Heronides Mangabeira Jr.
Cabo Heronides – Policial e blogueiro
Cabo Heronides – Policial e blogueiro
Meu partido
ResponderExcluirÉ um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos(pela bolsa formação)
Tão barato
Que eu nem acredito-( 400 e poucos reais)
Ah! eu nem acredito... Meu Deus!!!
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder( São sempre os mesmos se revezando)
Ideologia! (ideologia da segurança pública)
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll (abstração total)
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..
Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro ( ficas em cima do muro ?)
Em cima do muro...
Meus heróis
Morreram de overdose ( a overdose aqui é o desestímulo,indignado)
Meus inimigos
Estão no poder ( sempre os mesmos, as mesmas oligarquias))
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver...
Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver..
Ideologia!
Pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...
Não é só Macaiba que é esquecida pelo estado não, a periferia da capital também é, e a população dessas localidades infelizmente é quem acaba pagando o pato, o Crack está tomando conta dessa parte da cidade, os próprios delinqüentes não temem mais a policia, não tem mais hora do dia para usar e vender isso nas periferias, não importa se moradores estão por perto ou não, se há crianças próximas a essa praga, mas pode ter certeza que isso poderia ser evitado se estado fizesse sua parte, mas infelizmente cada só pensa em beneficio próprio, e o povo que não sabe votar nem muito menos cobrar seus direitos é quem acaba sofrendo com isso, tem que ficar trancado dentro de casa para não ser agredido e assaltado na rua, a policia civil ameaça entrar em greve, como se fizesse falta, vai numa delegacia prestar um B.O. que você sente na pele o que é ser da periferia, pois você é tratado com descaso e mal atendido como se não tivesse direito aquele serviço, é só mais um para atrapalhar o descanso do servidor ali lotado, o numero de casos não resolvidos só aumenta e ai falam que é falta de pessoal (que nada é falta de vontade mesmo de trabalhar), essa falta de vontade é tão grande que vão trazer a força nacional para fazer o serviço por eles, e não é só a policia civil que não trabalha não, a PM também vai no mesmo caminho, se você mora em um bairro nobre e liga chamando a policia o tempo resposta vai ser quase imediato mas se você é da periferia o tempo resposta num é mas nem tempo resposta, é tempo pergunta (ué cadê a policia?), e a tendência é só piorar, outro dia eu vi aqui nesse blog um comentário de um PM insatisfeito com seu salário e ele até detalhava seus ganhos versus seus gastos, e nele mostrava que gastava mais do que ganhava, como se isso não fosse a realidade de 99% da população da periferia, e depois de mostrar a sua pendenga salarial o mesmo ameaça cagar e andar para o serviço que era para ele prestar, como se a população tivesse culpa pela sua falta de gestão financeira, todo mundo quer ganhar bem mas trabalhar que é bom....., sou a favor sim de uma melhor valorização e condição de trabalho para quem vive num estresse continuo durante um serviço de 24h que é o serviço feito pela PM, mas em contra partida o ideal é que ao invés de fazer o famoso “migué” que é fazer de conta que foi atender a ocorrência, é que se fosse realmente resolver o problema, como eu vi aqui no meu bairro o policial não teve nem a consideração de descer da viatura para falar com a vitima, parecia que tava ali a força apenas para cumprir com a obrigação e não para atender o cidadão, parecia um drive thru acho que era para evitar a fadiga, tenho certeza que isso não é fato isolado não e com um empenho desse tamanho já imagino o futuro da ronda cidadã.
ResponderExcluirSerá que a causa de tudo isso é o governo estadual ser oposição a prefeita da cidade de macaiba? Se tal fato for verdade é uma lastima.... E quem leva toda a culpa mais uma vez é a Policia Militar é claro.... Para o povo é Deus no Céu e a militar na terra... De Padre, Psicologo e Medico todo Pm tem um pouco..... Nesses dias estaremos patrulhando a cidade num Fiat 147 cedido pela população
ResponderExcluirPelo o que tenho lido a respeito da Segurança Pública em Macaíba, sinto que falta ação tanto dos poderes executivo (prefeito) quanto do legislativo (vereadores) em cobrar do governo estadual políticas de segurança pública para o município. Os representantes do povo precisam abraçar a causa e trabalhar com afinco para que o serviço de policiamento seja aprimorado na região. A sociedade civil que é a mais prejudicada com a insegurança deve se unir e cobrar de seus governantes ações nesse sentido.
ResponderExcluir