![]() |
Sonho realizado devido a falta de limite de idade no edital |
Quando Gabriel Batista da Cruz deixou há 18 anos o Rio de Janeiro, sua terra natal, com esposa e dois filhos, para vir morar em Maceió, não imaginava que estaria dando o passo certo para a realização de um grande sonho da sua vida: Ser um policial militar.
Com 51 anos de idade e contador de profissão, Cruz guardava a frustração da juventude até que um dia sua esposa, “fiel escudeira”, como ele a define, veio trazer a notícia: Estava aberto o concurso para a PM alagoana.
Ciente que o edital não previa limite de idade animou-se, inscreveu-se, prestou o concurso, foi aprovado e hoje freqüenta o Curso de Formação de Praças.
Além das matérias teóricas, o treinamento físico é forte, as exigências disciplinares também, mas Cruz tem, como se diz na gíria do futebol, “sobrado”, que é quando um atleta joga mais do que a situação exige.
Na sala de aula seus colegas, na maioria com idade para serem seus filhos, embora reverencie sua experiência, não perdem a oportunidade para fazer brincadeiras. “Ele esteve na Segunda Guerra Mundial”, diz um. “Foi namorado da Dercy Gonçalves”, brinca o outro. Mas todos são unânimes em dizer que ele é um exemplo.
Do ponto de vista institucional, a corporação terá pouco tempo para utilizar seus serviços, já que o soldado não pode permanecer no serviço ativo com idade superior a 56 anos. “Fiquei muito triste quando soube disso, pois entendo que tenho condições de servir a Polícia Militar por pelo menos mais uns 15 anos”, lamentou o aluno. “Nós mantivemos contato com a Procuradoria Geral do Estado para que nos próximos concursos haja uma melhor avaliação para que não permita situações iguais a essa”, disse o Coronel PM Mário da Hora, diretor de ensino, referindo-se a falta de limite de idade para ingresso.
Fazendo história, já que deve ser caso inédito na história recente das PMs do Brasil, Cruz vai vivendo seu sonho dourado e aguardando o dia 21 de abril, data em que acontecerá a formatura do seu curso.
Fonte: Sargento Lago
É uma boa para ele, pois quando atingir idade limite para a reserva, que é por idade ou tempo de serviço, terá um bom salário e ainda poderá ira para a Guarda Patrimonial se lá existir. KKKKK
ResponderExcluir51 anos de idade ingressando na PM, só no Brasil, é uma vergonha!!!!
ResponderExcluirvergonha é roubar matar
Excluiraposto que ele vai ser um bom policial
Excluirvergonha é roubar matar
ExcluirPut. Merd. esse José esta desenganado da vida, só posta comentário como ele mesmo fala medíocre, se mata José e deixa as pessoas que tentam realizar os seus sonhos serem felizes, qual a diferença dele entrar com 51 ou com 20, quando fizer 56 ele sai, como os outros que a compulsória pegar, a única coisa que ele quer é rrealizar um sonho, e isso foi o "Brasil" que vc acabou de falar que proporcionou...
ResponderExcluirparabens a este guerreiro,força de vontade imensa,pelo sonho q realizou,boa sorte.
ResponderExcluirVergonha, seria se com 51 anos esse cidadão fosse pego roubando, estuprando,matando, estorquindo ou o que quer que venha ser contra a lei.Mas não,esse camarada tá realizando um sonho.Se estudou para o Concurso, foi aprovado e não usou de nenhum artifício criminoso pra ingressar, deixa o cara ser feliz invergando a farda da Gloriosa de Alagoas.Apesar de respeitar as opiniões alheias, não vejo este ato como vergonhoso.Quem dera que todo cidadão pensasse em ganhar dinheiro honestamente, como esse!Ele está de parabéns,e a PMAL também, por não estabelecer critérios como este para o ingresso nas suas fileiras.
ResponderExcluirParabéns a PM de Maceió. A do RN também deveria rever a forma de ingresso em relação a idade e altura minima, pois sou mulher e sempre tive desejo de ingressar na PM feminina, mas por ter 1,57 sei que não vou poder, isso é absurdo e meu sonho onde fica?? Hoje tenho 19 anos e sei que tenho capacidade de passar no exame intelectual, fiz as provas de 2005/2006 e sabe o que errei 10 questões no total, fiz em casa, mas não fui colar não, pois queria ver até onde eu chegava e conclui a prova num horario previsto no edital da PM. Hoje sou funcionária Pública do RN, amo o que faço mas acho que poderia contribuir na PM do Estado. Mas mesmo assim estarei fazendo o próximo concurso da PM e entrando com advogado e seja o que Deus quizer. Sem mais deixo minha indignação pela forma de ingresso e os parabéns Para nosso amigo Pm de Maceió. Todo sonho deve ser realizado, quem luta por ele é digno de ser contemplado.
ResponderExcluirCompanheiros, por favor!!! falo como cidadão que paga os impostos e se preocupa com a situação do país de uma forma geral, graças a Deus que o companheiro da PMAL arrumou uma profissão para sustentar a sua família, mas o país deveria proporcionar outra atividade para ele, ser policial aos 51 anos é prejuízo para o erário público!!!
ResponderExcluirAo companheiro Vassili, a diferença é q qdo o PM ingressa aos ele pode contribuir c a sociedade por 30 anos, e ingressando aos 51, apenas vai contribuir por 5 anos, isso sem levar em consideração q um homem de 51 anos estar muito mais vulnerável a problemas de saúde do que um jovem.
Por fim Vassili, pessoalmente admiro esse guerreiro de Alagoas, mas, pensando como cidadão meus impostos será mt mal empregado, leia um pouco companheiro!!!!
no ultimo edital da pm alagoana nao houve idade maxima, nao critico o companheiro ai pois todos sao iguais perante a lei, mas acredito que é preciso o governo organizar o limite de idade, a idade ideal seria 40 anos. pois ainda dar p servir ao estado por uns 20 anos... os outros estados ainda estao atrasados em relaçao a idade limite de 30 anos. pois o cara que tem de 31 ate 40 anos pode sim trabalhar de igual para com um mais novo..
ResponderExcluirInfelizmente temos pessoas MEDÍOCRES como esse JOSÉ, com pensamentos que estravassam a nossa CONSTITUIÇÃO, onde se preza pela IGUALDADE independente da IDADE, COR, RAÇA, CREDO........ Lembre-se que todos pagamos impostos como vc tbm paga, a vulnerabilidade de doenças independe de idade, como a própria matéria relata ele está "sobrando" em seus desempenhos físicos, existem muitas pessoas "na flor da idade" com vida sedentária que não conseguem dar um passo ou mesmo fazer metade do que este bravo senhor está fazendo... E quanto ao prejuízo erário que vc citou, lhe garanto que a sociedade tem várias outras maiores em segmentos diferentes em que ao menos as pessoas trabalham... Vergonha é vc estipular idade e altura para o ingresso de qualquer que seja a profissão o que vai dizer se vc é apto ou não é o teste intelectual e posteriormente os testes físicos... E que fiquem os CAPACITADOS!!!!!!!
ResponderExcluir