Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO NA PMRN

Comentar sobre perspectiva de crescimento na PMRN é demonstrar duas realidades, a dos praças e a dos oficiais.

Para quem não entende a policia é dividida em duas classes, Oficiais e Praças. Quem entra como oficial inicia no posto de 2º tenente e após 20 anos chega ao posto de Tenente Coronel. Já quem dar inicio como praça, começa na graduação de soldado, podendo chegar à graduação de subtenente, ou até mesmo Capitão. Mas a grande maioria vai pra reserva como soldado.

Veja o gráfico que mostra o crescimento destas duas classes de policiais:
Pois é, esta é a dura realidade da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Isso desmotiva e muito o profissional que esta na rua protegendo a sociedade, muitos destes antes de chegar aos 20 anos de serviço abandonam as ruas e procuram um canto para se esconder, se eles tivessem tido uma perspectiva de crescimento iriam está motivados e talvez ainda estivessem nas ruas exercendo o seu trabalho.

De 100% das pessoas que entram como Oficial, 99% chegam ao posto de Tenente Coronel e de Coronel, apenas 1% chegam apenas a Major.

Já quem inicia como Praça, tem mais de 50% de chance de terminar sua carreira policial como Soldado.

Esta realidade é justa? Há um tratamento igual?

O praça para crescer dentro da carreira tem que realizar concurso interno. Já o oficial precisa esperar apenas o interstício.

Precisamos urgentemente corrigir isto, as promoções dos praças deve começar desde do Soldado fazendo-o chegar à graduação de Subtenente sem haver concurso.

Esperamos que com a aprovação do novo Estatuto da PMRN isto venha a ocorrer.

Escrito por Cabo Heronides.

Comentários

  1. Muito bom Heronides....Pelo que analisei realmente é A DECADA PERDIDA PARA OS PRAÇAS....CRESCIMENTO SO PRA OFICIAIS....EI ME DIZ AI TEM EM TORNO DE 600 OFICIAIS,VC JA IMAGINOU SE OS PRACINHAS CRUZAREM OS BRAÇOS.....VAMOS INVERTER ESSES PAPEIS,botem esses 600 dois em cada vtr pra patrulhar.....

    ResponderExcluir
  2. OS CARGOS COMISSIONADOS DIRECIONADOS PARA A PMRN SÃO SUFICIENTES PARA PRENCHER DE 1º TENENTE A CORONEL, ASSIM SENDO QUASE TODOS OS OFICIAIS DE NOSSA QUERIDA E AMADA POLÍCIA MILITAR TEM DIREITO A UMA BELA GRATIFICAÇÃO, ENQUANTO, OS GRADUADOS, SÓ TEM DIREITO A TRABALHAR E TRABALHAR. HOJE, OS ATUAIS, A SITUAÇÃO MELHOROU MUITO, DIFERENETEMEENTE DO MEU TEMPO QUE TINHA QUE TRABALHAR 24 X 24, ALÉM DE SER AINDA ESCALADO EM ESCALA EXTRA, COMO TAMBÉM, PARTICIPAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ORDEM UNIDA, SE FIZER AS CONTAS DESSAS PERCAM, NINGUÉM FOLGAVA NEM SEQUER 24 HORAS

    ResponderExcluir
  3. Ainda fazem campanha "FICA CORONEL".
    Era pra fazer uma EMANCIPA PRAÇA!

    ResponderExcluir
  4. NÓS TEMOS QUE MUDAR ESSA SITUAÇÃO TENHO 10 ANOS AINDA SOU soldado

    ResponderExcluir
  5. sd silva tenho 12 anos de pm trabalhando nunca mim escondi.e ainda sou sd sonhando com um concursso, quando abre um é 18 vagas isso é uma vergonha.feliz natal e um ano novo com muita paz para todos os meus irmãos de farda.

    ResponderExcluir
  6. A Polícia Militar é alicerçada na hierarquia e disciplina, a hierarquia se faz por postos e graduações, portanto, existem dois círculos hierárquicos o dos oficiais e o dos Praças, seguimos o modelo dos militares federais, somos regidos por normas especificas federais, Dec lei 667 e o Decreto 88.777, que se aplicam as políciais militares. O cidadão brasileiro pode ingressar na PMRN como oficial ou praça, fica a seu critério a devida escolha, muitos que ingressam sabem desta realidade, mais mesmo assim, sonham em ser PM de qualquer maneira, exemplo recente os movimentos dos suplentes para o devido ingresso.O oficial de carreira é formado ao longo de 03 (três anos)em academia em regime de semi-internato,o que o habilita a ascensão, através, das promoções de 2º Ten PM ao de Coronel PM, como bem frisou o nobre Cb Heronides, nem todos chegam ao último posto. A formação de soldado é de 4 (quatro meses), portanto, tempos efémero para ascensão profissional, onde habilidades para o desempenho de cargos superiores como chefia e liderança, são importantes para a formação de responsabilidade no cumprimento dos deveres inerentes aos cargos,isso é de fundamental, importância para a devida maturidade profissional, não adianta ser tem que demonstrar que é. Assim,discordo de que estamos dividido, a causa é a mesma, a fé é amesma, os deveres e responsabilidades são diferentes, é assim em qualquer empresa que se trabalha, tem uma pirâmide em que a base é maior que o vértice, invertê-la, seria por fim a toda doutrina administrativa. Caros milicianos, a ascensão profissional de cada um está dentro de você, faça a diferença, estude e procure o seu sucesso, fui soldado como outros tantos, que hoje são oficiais, aproveitem as oportunidades e, claro com propostas técnicas e adequadas a uma visão holística que atenda a proposta do pleito da categoria, seja, ela recepecionada pela PMRN, desde que não haja prejuízo a sua função pública.

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço um SD, que trabalha comigo, vejam só; O cel Araújo, cmt da PM, era aluno oficial e o soldado, pasmem, era aluno-soldado.
    Vejam que disparidade de tratamento.
    Hoje um cmt geral da PM e cel fechado, outro continua como soldado e sem perspectiva de crescimento.
    (ele é soldado bombeiro.)

    ResponderExcluir
  8. Cel Angelo concordo com o Sr em parte, realmente quem entra na PM como SD já sabe o que vem pela frente, o que discordo é o policial entra como SD estuda passa a CB, estuda vai SGT dai vai 2º e 1º sgt e após a SUB TEN, vamos dizer neste percurso 20 anos de polícia, aí vem um civil que que nem 1ª categoria é, passa 3 anos na academia só na teoria, quando sai aspirante vai estagiar e se acha o todo poderoso e entendido no assunto polícia, já chega querendo gritar ensinar dar orden no SUB TEN de 20 anos de esperiência no serviço ativo no combate, ñ tem o minimo respeito pelo SUB TEN, a carreira deveria ser entra soldado sai CEL. fim do cobcuerso de oficiais civis.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Plano de cargo e carreira, perspectiva de ascenção proficional, salários condizentes a realidade do policial q é uma profissão totalmente diferenciada das demais, onde o mesmo doa no exercício de sua profissão, seu tempo, sua saúde, sua vida. Será uma utopia?
    Alguns entram nessa família por necessidade, outros por amor, más não há quem não acabe amando essa profição única e gratificante, com a sensação do dever cumprido. Más sem uma qualidade de vida digna, é impossivel manter uma proficional q a sociedade precisa e a mesma acabe tenho um profissional que merece.

    ResponderExcluir
  11. EU, DISCORDO VEEMENTEMENTE DO SENHOR CORONEL ÂNGELO. SOU SOLDADO FORMADO NA TURMA DE 2001, E REALMENTE SEMPRE SOUBE QUE HAVIA DOIS CICLOS DISTINTOS NO MILITARISMO, QUE NA PM DO NOSSO ESTADO NÃO É DIFERENTE. PELO MENOS NA TEORIA, POR QUE NA PRÁTICA AS INSTITUIÇÕES MILITARES QUE RECONHECEMOS OFERECE O MÍNIMO DE INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E HUMANA PARA O DESEMPENHO COM ESMERO DA TROPA. O QUE NÃO É DEFINITIVAMENTE O CASO DA POLÍCIA MILITAR DO NOSSO ESTADO. ENTÃO O TRATAMENTO DADO AO CICLO DE OFICIAIS É ANIMALESCAMENTE DIFERENTE E DESPROPORCIONAL AO TRATAMENTO OFERECIDO AOS PRAÇAS QUE EFETIVAMENTE ENALTECEM O NOME DA CORPORAÇÃO, E INCLUSIVE, OFERECEM POR TABELA PROMOÇÕES RELÂMPAGOS A DETERMINADOS OFICIAIS SUBALTERNOS E SUPERIORES. IDEOLOGIAS DOUTRINÁRIAS DIVERGENTES À PARTE, SEJAMOS HONESTOS. AS PROMOÇÕES SÃO TOTALMENTE DESPROPORCIONAIS NO TOCANTE AO CICLO DE OFICIAIS EM RELAÇÃO AO CICLO DE PRAÇAS. MAS AOS POUCOS CORONEL, AS COISAS ESTÃO SENDO MUDADAS. A IGUALDADE DE CONDIÇÕES ESTÁ MUDANDO, AS PERSPECTIVAS ESTÃO MELHORANDO, OS PRAÇAS ESTÃO A CADA DIA QUE PASSA, SE CONSCIENTIZANDO QUE PRECISAM ESTUDAR MAIS, NÃO PARA CHEGAR A INTEGRAR CICLO DE OFICIAIS NÃO, MAS PARA CALGAR ASCENSÃO PROFISSIONAL BEM MELHOR, FINANCEIRAMENTE FALANDO. MUITOS DE NÓS PRAÇAS HOJE CORONEL, SEREMOS ADVOGADOS BEM SUCEDIDOS AMANHÃ, JUÍZES DE DIREITO, DESEMBARGADORES, DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL, ENFIM, PROFISSIONAIS QUE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO É RESPEITADO, É RECONHECIDO PELA CAPACIDADE INTELECTUAL E PROFISSIONAL QUE POSSUI, NÃO PELAS DIVISAS OU ESTRELAS QUE CARREGA NOS BRAÇOS. MAIS DIVISAS TEM O HORIZONTE E MAIS ESTRELAS TEM O CÉU.

    ResponderExcluir
  12. EU, DISCORDO VEEMENTEMENTE DO SENHOR CORONEL ÂNGELO. SOU SOLDADO FORMADO NA TURMA DE 2001, E REALMENTE SEMPRE SOUBE QUE HAVIA DOIS CICLOS DISTINTOS NO MILITARISMO, QUE NA PM DO NOSSO ESTADO NÃO É DIFERENTE. PELO MENOS NA TEORIA, POR QUE NA PRÁTICA AS INSTITUIÇÕES MILITARES QUE RECONHECEMOS OFERECE O MÍNIMO DE INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E HUMANA PARA O DESEMPENHO COM ESMERO DA TROPA. O QUE NÃO É DEFINITIVAMENTE O CASO DA POLÍCIA MILITAR DO NOSSO ESTADO. ENTÃO O TRATAMENTO DADO AO CICLO DE OFICIAIS É ANIMALESCAMENTE DIFERENTE E DESPROPORCIONAL AO TRATAMENTO OFERECIDO AOS PRAÇAS QUE EFETIVAMENTE ENALTECEM O NOME DA CORPORAÇÃO, E INCLUSIVE, OFERECEM POR TABELA PROMOÇÕES RELÂMPAGOS A DETERMINADOS OFICIAIS SUBALTERNOS E SUPERIORES. IDEOLOGIAS DOUTRINÁRIAS DIVERGENTES À PARTE, SEJAMOS HONESTOS. AS PROMOÇÕES SÃO TOTALMENTE DESPROPORCIONAIS NO TOCANTE AO CICLO DE OFICIAIS EM RELAÇÃO AO CICLO DE PRAÇAS. MAS AOS POUCOS CORONEL, AS COISAS ESTÃO SENDO MUDADAS. A IGUALDADE DE CONDIÇÕES ESTÁ MUDANDO, AS PERSPECTIVAS ESTÃO MELHORANDO, OS PRAÇAS ESTÃO A CADA DIA QUE PASSA, SE CONSCIENTIZANDO QUE PRECISAM ESTUDAR MAIS, NÃO PARA CHEGAR A INTEGRAR CICLO DE OFICIAIS NÃO, MAS PARA CALGAR ASCENSÃO PROFISSIONAL BEM MELHOR, FINANCEIRAMENTE FALANDO. MUITOS DE NÓS PRAÇAS HOJE CORONEL, SEREMOS ADVOGADOS BEM SUCEDIDOS AMANHÃ, JUÍZES DE DIREITO, DESEMBARGADORES, DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL, ENFIM, PROFISSIONAIS QUE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO É RESPEITADO, É RECONHECIDO PELA CAPACIDADE INTELECTUAL E PROFISSIONAL QUE POSSUI, NÃO PELAS DIVISAS OU ESTRELAS QUE CARREGA NOS BRAÇOS. MAIS DIVISAS TEM O HORIZONTE E MAIS ESTRELAS TEM O CÉU.

    ResponderExcluir
  13. COM RELAÇÃO A QUESTÃO DO TEMPO QUE UM ALUNO OFICIAL PASSA PARA CHEGAR A ASPIRANTE À OFICIAL, SE REALMENTE FOSSE O IDEAL, NÃO DEIXARIA JAMAIS MARGEM PARA ACONTECER DIVERSOS TIPOS DE ACIDENTE COM ARMAMENTO, DIVERSOS ERROS ADMINISTRATIVOS NA ELABORAÇÃO DE IPMS, SINDICÂNCIAS, ENFIM, ERROS DE ORTOGRAFIA EM DOCUMENTOS, ENTÃO NÃO PODEMOS DEIXAR DE EVIDENCIAR TAIS FALHAS. QUANTO A QUESTÃO DA LUTA SER A MESMA, SÓ SE FOR NESSE MOMENTO QUE É POR DINHEIRO, POR QUE NA REALIDADE DO COTIDIANO É BEM DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  14. O pior é que isso nunca vai mudar...

    Enquanto nós praças não tivermos um representante que sente e converse olho-no-olho com os nossos GOVERNANTES isso não mudará nunca. Os oficiais já têm acesso livre a eles (comandante Geral), falta nós praças fazermos o mesmo, infelizmente muitos PM's são contra termos um representante político, isso é uma pena, era uma oportunidade única para estarmos no poder também.

    ResponderExcluir
  15. Aqui vai uma pergunta aos senhores, gostaria que quem soubesse desta questão coloca-se neste espaço para conhecimento geral.Qual a Policia Militar do Brasil que é igual ao nosso Estado, sem perspectiva de concurso ou promoção? Se a resposta que a PM do RN é a única,parabéns pela primeira colocação!

    ResponderExcluir
  16. concordo plenamente com real soledade futebol,pois existe esta descrepancia entre pças e oficiais.Deveria sim vim de baixo pra saber valorizar o combatente q esta no confronto direto enquanto muitos só aparecem qdo é pra filmagem pois dá ibope e troca de cadeiras,a todos felicidades e q este ano d 2011 seja de reflexão aos oficiais em COLETIVIDADE pois,é a massa q sustenta o nome da gloriosa.

    ResponderExcluir
  17. A polícia perde cada vez mais excelentes profissionais,pessoas bem qualificadas,algumas por ter uma inteligência nata e boa educação acima do normal,outros têm diplomas universitários e saem por empregos mais bem remunerados e estruturados,apesar dos oficiais se acharem o máximo em matéria de intelecto eles não se tocam e enxergam os soldados com nível superior que passaram não 3 anos mas 5 anos ou mais estudando,se sacrificando, a sociedade valoriza mais o detentor de diploma e menos o detentor de estrelas,para ela todo policial é igual,deve ser por isso que muitos oficiais fazem de tudo para que o praça não estude pois irão se sentir diminuidos,os meus 5 anos e meio de UFRN eu não troco por 3 anos de academia de polícia em nada, estou esperando o resultado da segunda fase e é quase certo minha aprovação,no final serão uns 10 anos de ensino federal aí vêm um zé vagina aspirante ou um pouco acima e quer passar por cima de mim, eu não sou p. nenhuma se dirá ele, quem é ele para querer me humilhar e crescer em cima de mim?

    ResponderExcluir
  18. Muito boa as postagens do Cel Angelo e do Fabio, pude analisar as duas faces da moeda. Bem meus amigos ambos estão certos nas suas explanações, mas digo o seguinte o Soldado de policia sempre busca a melhoria profissional. A mudança no nivel escolar desses profissionais tem se elevado mas diferentemente da instituição, a Policia Militar não tem dado condição para os seus membros. Sei de uma coisa abram-se concursos pra oficiais,sargentos,cabos etc, garanto Coronel que dentre os aprovados estarão praças assim como o senhor foi. Os combatentes tem feito a sua parte só falta agora a parte da Instituição..... Uma coisa é fato e não há qualquer tipo de justificativa enquanto vemos oficiais sendo promovidos por tempo de serviço nós combatentes estamos a varios anos sem promoção onde fica a isonomia. Mas vamos continuar lutando pela melhoria profissional seja na pm ou fora dela.

    ResponderExcluir
  19. E sobre a responsabilidade e liderança garanto que numa viatura de policia é bem maior quê em um gabinete...... Vejamos se a base é quem dá sustentabilidade a todo esse processo então senhores há uma inversão de valores. A liderança advem do respeito e da admiração por parte dos subordinados e não de uma estrutura arcaica, na qual alguns impõem a lei do terror. A justiça está ai alguns que se consideram semideuses não esqueça as coisas mudaram.... A luta continua, parabens heronides

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...