Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> ESCALA DE SERVIÇO

Feito uma estudo sobre a escala de serviço a ser implementada na Polícia Militar, duas chamam bastante atenção., duas chamam bastante atenção.

Primeiramente exponho o desejo da categoria onde a maioria prefere a escala de 24/72 em vez da escala de turno de 12/24 – 12/48.

Esta escala é bastante cansativa, e prejudicial biologicamente ao ser humano por não ter uma regularidade de horas trabalhadas por horas de folga. Estudo mostra que escala de serviço deve ser regular para que o organismo se adapte melhor ao horário de trabalho.

As duas escalas que chamam a atenção são as escalas de 24/72 e 12/48.

A escala de 24/72 é padrão na Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Agente Penitenciários. A jornada desta escala de trabalho é de 192 horas por mês.

A escala de 12/48 é a considerada mais humana e de melhor aproveitamento, por não ter uma jornada de 24 horas de serviço e o aproveitamento das 12 horas de serviço é bastante satisfatório. A jornada desta escala de trabalho é de 144 horas por mês.

Atualmente o correto seria obedecermos a Jornada de 40 horas semanais que seria equivalente há 160 horas mensais. Mas feito um estudo sobre qual a escala que iria ser implementada para obedecer esta jornada de trabalho, não foi encontrada nenhuma, pois sempre fica faltando ou ultrapassa.

Enquanto na se decide a jornada de trabalho, a escala de serviço do policial militar independentemente se trabalha em viatura ou em posto fixo deveria ser de 24/72.

Os Policiais Militares são considerados servidores especiais, por exercerem uma função de risco de morte, prejudicial à saúde e de constante stress. Atualmente existe uma proposta no congresso de estabelecer uma jornada de 144 horas mensais aos agentes da segurança pública.

Compare a escala de 24/72 com a 12/48.

"A tabela da escala 24/48 demonstra que o policial ao entrar de serviço às 07:00 horas do dia 01, sairá as 19:00 horas do dia 01, folgará o dia 02, e entrará de serviço as 19:00 horas do dia 03, saindo as 07:00 horas do dia 04, e entrando novamente as 07:00 horas do dia 06.
Ou seja, trabalha o primeiro dia, folga o segundo dia, trabalha o terceiro dia a noite, e folga o quarto e quinto dia, entrando novamente no sexto."
Analisando a tabela, defendo a escala de 12/48, por ser menos cansativa e regular, estando dentro dos padrões da jornada de trabalho de 144 horas mensais que deveria ser o nosso direito, mas para isto devemos lutar e muito para conseguirmos esta vitória.

Escolha sua escala através da enquete apresentada no final da página e comente seu posicionamento do assunto através dos comentários da matéria.

Escrito por Cabo Heronides.

Comentários

  1. Muito bom o estudo caboheronides,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. NO MEU PONTO DE VISTA QUE FICASSE IGUAL AS OUTRAS POLICIAS AI SIM NIMGUEM FICAVA ESPECULADNDO MAIS NADA COMO HÁ! A POLICIA CIVIL TRABALHA MENOS..A FEDERAL TBM..OS AGENTES PENINTENCIARIOS...E POR AI VAI, FICAVA TUDO UNIFICADAS, VALEU TBM PELA PESQUISA CABO.

    ResponderExcluir
  3. bom dia. Trabalho atualmente no 4º BPM e não me adaptei nesse turno, pois trabalha-se dois dias e folga-se dois dias. Prefiro trabalhar 24 e folgar as 72 pois meu organismo estaria preparado para as 24 e acredido que a maioria pensa assim conforme a votação feita por nós nesse blog. Apesar de trabalhar mais algumas horas no mês, prefiro a 72. Vamos abraçar essa causa.

    ResponderExcluir
  4. No turno trabalhamos de dia hoje e amanhã estaremos a noite e então fogaremos mais dois dias, por isso que digo que trabalhamos dois dias para folgar dois dias. 72 é a escala ideal. Vamos abraçar essa causa.

    ResponderExcluir
  5. meus amigos para que fazer essas tabelas, se na verdade elas nuncam são colocadas em prática nunca sai do papel. no meu ponto de vista deveriamos sim. brigar por melhores salários.coisa que eu não vejo nenhuma acs fazer.

    ResponderExcluir
  6. PREFIRO A ESCALA 24/72 E PELO QUE CONVERSO COM MEUS AMIGOS POLICIAIS,90% PREFEREM ESTA ESCALA DE 24/72,MAS ESSA DE 12/48 EU ACHEI MUITO INTERESSANTE,MAS O QUE É PARA AGRADAR O POLICIAL NUNCA É ACEITO,AGORA SE FOSSE PARA PREJUDICAR O PM É ACEITO RAPIDINHO.GOSTEI MUITO CABO DESSE SEU ESTUDO,EU ACHO QUE O COMANDO PODERIA FAZER UM ESCALA FREXIVEL COMO NA BAHIA ,EU ESTIVE LÁ E FIQUEI SABENDO QUE NUMA MESMA CIA EXISTE ESCALA 6 HORAS DIARIAS,OU 12/36 OU 24/72 E FICARAIA A CARGO DO PM ESCOLHER A ESCALA QUE ADEQUA AO SEU ESTILO .

    ResponderExcluir
  7. Eu estou enganado, ou o quadro da escala 12/48 apresentada no blog, é na verdade a escala de 12/24-12/48.

    ResponderExcluir
  8. Temos que levar em conta a necessidade da Polícia Militar está 24 horas atuando.

    A escala de 12/48 é a melhor escala, por ser humana e regular.

    Esta escala é uma 24/96 quebrada, sendo necessária a existência de 5 equipes para ser aplicada.

    Não confundam a escala de 12/48, coma a escala de turno existente atualmente, as duas são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  9. 24/72h pois na escala 12/48 temos muitos encontros no quartel, fato esse que é ruim para quem mora distante, e termina tornando-se exaustivo, ja o de 24/72, sabemos que o gas é durante o dia e a folga compensaria.

    ResponderExcluir
  10. cb heronildes esta escala estar errada,a escala é 12/12 e 12/24, estar colocado errado no grafico, se vc entra para trabalha dia 01 de dia vai trabalha depois dia 02 de noite então corija esta escala de turno porque estar errada,outra cousa na policia rodoviaria federal eles trabalhão só as 160 horas, mes tirão 7 plantões mes tirão 8 plantões só fazem a carga horaria não tem essa de 10,08,09 plantões, boa festa para todos que faz a segurança pública em especial a policia militar.

    ResponderExcluir
  11. A tabela da escala 24/48 demonstra que o policial ao entrar de serviço às 07:00 horas do dia 01, sairá as 19:00 horas do dia 01, folgará o dia 02, e entrará de serviço as 19:00 horas do dia 03, saindo as 07:00 horas do dia 04, e entrando novamente as 07:00 horas do dia 06.

    Ou seja, trabalha o primeiro dia pela manhã, folga o segundo dia, trabalha o terceiro dia à noite, e folga o quarto e quinto dia, entrando novamente no sexto.

    Diferentemente do turno de 12 horas atual, onde o policial trabalha no primeiro dia pela manhã e no segundo dia à noite, folgando o terceiro e quarto.

    ResponderExcluir
  12. Heronides, sou APC e na verdade nossa escala não é de 24/72. Trabalhamos 1 dia e folgamos três, Só que, se esse dia for uma segunda, terça, quarta ou quinta o serviço é só noturno (das 18:00 as 08:00),se for uma sexta, sabado ou domingo trabalhamos 24, ou seja, somente quando cai fds é que tiramos as 24 horas. o que dá em média 14/72//24/80. Espero ter lhe ajudado com a informação, e que ela possa ser usada como argumento nas negociações, haja vista estarmos lotados em uma mesma secretaria, e exercermos profissões equivalçentes. Esta escala é a prevista no nosso estatuto (Lei complementar 270/2004)

    ResponderExcluir
  13. ESSE CAP.MAX PENSE NO CABRA QUE GOSTA DE ESCALAR OS POLICIAS DE FOLGA! AINDA VEM NESSE ESPAÇO COM MIGUÉ...VAI PRO TEU LUGAR DEIXA DE ESPECULAÇÕES, OU EU TÕ ERRADO? SEU LUGAR É OUTRO E NÃO NESSE ESPAÇO, SE LIGA!

    ResponderExcluir
  14. Respeito sua opinião aqui no blog, anônimo SERTÃO. No entanto, são atitudes como estas suas citadas aqui no blog que colocam muitas vezes conflitos entre praças e oficiais. Não sei quem é você,mas gostaria de te conhecer, não com intuito de retaliação, MAS SIM, para que você veja e comprove junto aos meus graduados (sargentos e cabos) e demais soldados que diretamente trabalham comigo na sargenteação da 2ª CIA, P1/ P3 e P4ue não sou quem vc pensa que sou. Ah, outra coisa, eu não invadi este espaço e sim coloquei uma dúvida que tive sobre o assunto, e que fora lida, deferida e respondida pelo Cb Heronides (proprietário deste blog). Apesar de tudo, um Feliz Natal para você e sua família. E, QUE DEUS ILUMINE SUA VIDA COM MUITO MAIS ALEGRIA, SAÚDE, E SUCESSO PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
  15. DESCULPE CAP.MAX, NA VERDADE EU TÔ ERRADO RECONHEÇO! É QUE ESQUECI NA ÉPOCA O "SENHOR" ERA TEN. PM, E TBM RENOVO OS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E O ANO NOVO DE MUITA "PAZ" SEM ESCALAS EXTRAS.

    ( SERÁ UM PRAZER UM DIA CONHEÇÊ-LO SEM DEMAGOGIA, AS VEZES É PRECISO PROVOCAR UM OFICIAL PARA SABER COMO ELE REVELA SEU LADO PSICOLOGICAMENTE, E O SENHOR ESTÁ DE PARABÉNS, VALEU!)

    ResponderExcluir
  16. Muito se fala em aproximar a Policia do cidadão, com projetos de integração e interação que visam recuperar a credibilidade da policia junto às comunidades aonde ela atua e com isso criar um vinculo de parceria e confiança aonde o cidadão teria a policia como uma parte importante na manutenção da dignidade e qualidade de vida, mas como sempre isso não passa de uma utopia, pois a cada dia que passa essa confiança e credibilidade diminui a quase zero e sociedade, principalmente da periferia, passar a ver a policia como um faz de conta “faz de conta que ela existe”, “faz de conta que ela trabalha”, ‘’faz de conta que serve e protege o cidadão’’ e esse ‘’faz de conta’’ infelizmente é o que acontece. Moro no bairro do Bom Pastor, área de atuação do 9º BPM e vejo isso todo dia, a policia infelizmente virou as costas para sociedade e só pensa e em si mesmo, salário e escala de serviço, o povo que ‘’se lixe” se vire, aqui no bairro por incrível que pareça tem na parte conhecida como “Mereto” cinco pontos de vendas de drogas umas perto das outras e o mais incrível ainda é a proximidade delas com o poder de policia do estado, para se ter uma idéia a menos de 50 metros da sede do 9º BPM, eu fica na Av. cap. mor Gouvêa, tem em frente um terreno cercado onde nos fundos desse terreno é ponto de consumo e venda de droga que mais parece a Crackolandia de São Paulo- SP, e a menos de 300m da Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA) tem quatro pontos de venda também, se você liga para o 190 o atendente primeiro tentar lhe passar que a policia infelizmente não pode fazer nada pois a viatura é caracterizada e como isso os marginais percebem a chegada e se evadem do local e manda pessoa ligar para o Disque-denuncia, infelizmente outro faz de conta, pois isso é serviço para policia civil, outro faz de conta também, mesmo que o crime esteja acontecendo a luz do dia o atendente do CIOSP fica fazendo ‘’corpo mole’’ e após muita insistência ele cede e fala que vai enviar um viatura para checar ai fica duvida se ele faz de conta que mandou ou a viatura que recebeu a chamada faz de conta que foi atender, pois pode ter certeza que até hoje nenhuma apareceu, ai fica a duvida maior ainda será que vocês merecem esse aumento da PEC ou equivalente a isso pelo que “Faz de conta que fazem”, pois se o retorno do que ganham seria proteger a sociedade que é a atividade fim do grupo responsável pela segurança publica, fica assim exposto minha descrença com poder publico no meu bairro, que não deve ser muito diferente nas outras periferia de Natal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...