Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> EMOÇÃO NO ENTERRO DO PM EM JOÃO PESSOA

Revolta e dor foram os sentimentos que acompanharam dezenas de familiares e amigos do PM Márcio do Nascimento Costa. O corpo foi encaminhado para João Pessoa (PB) no início da manhã de ontem, e foi velado na Central Rosa de Saron, no bairro de Jaguaribe.

O pai de Márcio, Elias Costa, disse que estava em casa quando recebeu a notícia através de uma ligação do soldado Ricardo Ferreira, companheiro de trabalho que dividia apartamento com ele na capital potiguar. "Não estava acreditando quando recebi a ligação. Tinha visto meu filho na última quarta-feira, quando ele foi embora dizendo que havia se programado para vir passar o Natal aqui com a gente", conta, emocionado. A mãe, Josefa Nascimento, passou o velório ao lado do corpo do filho e estava muito abalada.

A noiva de Márcio Costa, Élida Pontes, que também mora em João Pessoa, estava vestida com as roupas dele, como uma forma de homenageá-lo. "Ele já tinha conseguido passar no concurso da PolíciaCivil aqui na Paraíba, e já tinha feito os exames médicos, estava aguardando apenas ser chamado para vir morar de vez conosco. Tínhamos comprado uma casa, o sonho dele era vir trabalhar aqui perto da família", diz.

Márcio do Nascimento Costa tinha quatro anos e cinco meses de serviços prestados à corporação e havia entrado junto com o amigo Ricardo Ferreira. "Eu trabalho no 9º Batalhão e ele no 1º Batalhão. Eu e ele estávamos a serviço, quando recebi o comunicado através do rádio", diz. O soldado do 11º Batalhão, Ernesto Mendes, também amigo, lembrou de quanto Márcio representava para a família. "A vida dele era trabalhar para ajudar a família. Pagava grande parte das despesas, sempre foi uma pessoa que sempre tentava melhorar a vida de todos que estavam ao redor dele", diz.

O corpo de Márcio Costa foi velado até as 16h e logo em seguida seguiu pelas ruas da cidade através de uma viatura do Corpo de Bombeiros, que acompanhou o cortejo até o Cemitério da Boa Sentença, no Varadouro, onde houve o enterro.Um dos soldados que estava no velório lamentou o ocorrido, mas protestou contra o fato de os policiais militares que fazem rondas não terem acesso a pistolas do tipo Tazer, armas não-letais que disparam um raio de choque, que apenas imobiliza o suspeito. "As pistolas foram adquiridas através de uma parceria da Polícia Militar e Ministério da Justiça do Rio Grande do Norte. Todos os batalhões têm essas pistolas no material bélico do Comando Geral. O que acontece é que apenas policiais da Rocam e do Batalhão de Choque receberam o treinamento adequado para poder manuseá-las e não houve interesse em repassar estas armas e nem o treinamento para nós. Esta fatalidade poderia ter sido evitada se estas armas estivessem em nossas mãos", lamenta o policial.

Fonte: Diário de Natal

Comentários

  1. É uma tristeza tremenda ler este tipo de notícia, ver um jovem policial cheio de sonhos e realizações que não poderão mais serem concretizadas por causa do descaso e irresponsabilidade com que é tratada a segurança pública aqui no RN, pois nenhum de nós sai dos cursos de formações preparados para exercer nossa função, uma prova disso é que este mês vai ser formada mais uma turma de SDs sem ter dado um único tiro se quer, e sem estarem preparados para uma serie de situações que podemos nos deparar a qualquer momento.Nos resta pedir a proteção divina para todos nós e que Deus dê forças necessárias para a família suportar este momento de dor.

    ResponderExcluir
  2. é muito triste vê mais um companheiro tombar quando estar tentando cuidar de vidas e chegou o ponto de esquecer da sua,porem ele nesse momento estar diante de deus para cuidar dos seus que aqui ficou para tentar cumprir mais uma árdua missão,vai em paz amigo que aqui ficamos em combate dessa constante guerra você deu o seu melhor,você foi mais um, herói que aqui passou.

    ResponderExcluir
  3. Junto a tristeza vem um sentimento de revolta, onde hoje estamos de luto junto a família q perde um ente querido e nós um irmão de farda. Só nos resta pedir ao Senhor q num momento de tamanha dor, derrame sua graça e conçolo sobre essa família, onde só o tempo e a graça de Deus poderão lhe dá o conforto necessario. Que o Senhor nos guarde com os seus anjos nos livrando de todo mal e nos dando sabedoria em cada ação.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o conpanheiro de perto nós dividimos uma casinha na época de curso lá no potengi, sou paraibano também e foi um choque tremendo essa noticia pra mim, m. costa era um excelente amigo e convivendo de perto pude perceber isso, e junto com o sentimento de tristesa vem o de indginação com a falta de valorização do policial, nós temos familia e uma vida também e estamos arriscando nossas vidas sem o devido reconhecimento, enquanto nós ficarmos assim imóveis com essa situação nunca veremos mudança, espero que infelizmente depois de uma tragédia dessas o governo tome alguma atitude com relação a nós,e a segunrança do povo potiguar, fica aqui meu comentário com sentimento de desabafo!!!

    ResponderExcluir
  5. Conheci o conpanheiro de perto nós dividimos uma casinha na época de curso lá no potengi, sou paraibano também e foi um choque tremendo essa noticia pra mim, m. costa era um excelente amigo e convivendo de perto pude perceber isso, e junto com o sentimento de tristesa vem o de indginação com a falta de valorização do policial, nós temos familia e uma vida também e estamos arriscando nossas vidas sem o devido reconhecimento, enquanto nós ficarmos assim imóveis com essa situação nunca veremos mudança, espero que infelizmente depois de uma tragédia dessas o governo tome alguma atitude com relação a nós,e a segunrança do povo potiguar, fica aqui meu comentário com sentimento de desabafo!!!

    ResponderExcluir
  6. Conheci o conpanheiro de perto nós dividimos uma casinha na época de curso lá no potengi, sou paraibano também e foi um choque tremendo essa noticia pra mim, m. costa era um excelente amigo e convivendo de perto pude perceber isso, e junto com o sentimento de tristesa vem o de indginação com a falta de valorização do policial, nós temos familia e uma vida também e estamos arriscando nossas vidas sem o devido reconhecimento, enquanto nós ficarmos assim imóveis com essa situação nunca veremos mudança, espero que infelizmente depois de uma tragédia dessas o governo tome alguma atitude com relação a nós,e a segunrança do povo potiguar, fica aqui meu comentário com sentimento de desabafo!!!

    ResponderExcluir
  7. Palavra nenhuma tenho para descrever o SD.PM M. Costa, só a tristeza de não contar com o mesmo na próxima passagem de serviço, não vê-lo chegar e brincar com todos os amigos como era habitual de sua parte, não ter ao lado amigo de respeito e confiança, amigo que apesar da idade era um ótimo conselheiro, cabeça centrada, um entusiasta quando o assunto era família! É amigo, só nos resta a lembrança do GRANDE AMIGO QUE TÚ ÉS! Só nos resta a tristeza de não poder conversar contigo, de te ver irreverente em meio aos colegas sempre com uma nova resenha para contar,... realmente, não deixarás saudades apenas em tua família lá em João Pessoa-PB, ficarás guardado para sempre no coração de todos os que te conheceram, daqueles que atuaram contigo na luta, no coração da verdadeira POLÍCIA MILITAR! QUE DEUS RESERVE PARA TI LUGAR DE DESTAQUE NO REINO DOS CÉUS! DE 1 DOS MUITOS AMIGOS QUE DEIXASTES COM SAUDADES,...

    ResponderExcluir
  8. Analisando todos os fatos até agora postados, cada vez mais me convenço que foi uma triste fatalidade.
    Que Deus de todo conforto para superar esta dor tamanha a todos familiares de M.Costa.

    ResponderExcluir
  9. Era amigo do M. Costa, o conheci na época dos testes pois eu morava em mangabeira VII, João Pessoa/PB e faziamos musculação na mesma academia, ele tava muito ansioso para entrar na PM, eu já era praça só que da PM/PB, e tava vindo pra cá...ele tava fazendo o caminho inverso agora, voltando pra sua terra Natal. a ultima vez que nos vimos foi no zero quando ele passou por lá na vtr, e disse que tinham passado na PC/PB...é lamentável esse fato. fiquei muito chocado e espero que as autoridades olhem com mais atenção para os nossos policiais e deem melhores condiçoes de trabalho e dignidade, pois nós somos seres Humanos, nao somos de ferro, até quando isso vai continuar hoje foi nosso amigo M. Costa, e amanhã??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...