O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), entregou na manhã desta sexta-feira (26), 233 motocicletas e 300 armas, entre carabinas e espingardas, ao aparelho da segurança estadual. Os equipamentos serão empregados no policiamento ostensivo. O investimento nas motos ultrapassa os R$ 3,3 milhões.
O secretário da Segurança Pública, desembargador Cristóvam Praxedes, explicou que 214 motocicletas serão utilizadas pelas Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). As demais serão destinadas a outros órgãos da Segurança Pública e Corpo de Bombeiros. “Estamos dotando a polícia de melhor estrutura para o policiamento ostensivo. Esse investimento soma-se a outros feitos com a aquisição e locação de dezenas de veículos e motos”, disse.
As motos, da marca Yamaha, são equipadas com intermitente, sirene, bagageiro e identificação específica para cada unidade policial, além de capacetes de última geração. Cada unidade totalmente equipada foi adquirida por R$ 14.300,00.
Na mesma solenidade, a Sesed entregará à Polícia Militar 100 carabinas calibre .40 e 200 espingardas calibre 12. A carabina CT 40, de calibre restrito as forças policiais, é uma arma longa de cadência semi-automática ideal para uso em operações, sendo utilizadas por forças policiais de todo País. As armas, segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, serão utilizadas pelas equipes de Operações Especiais, Batalhão de Choque e Rádio Patrulha.
Fonte: Diário de Natal
Aqui no 11º BPM chegaram duas carabinas, só quem pode cautelar são os oficiais.
ResponderExcluirMas quem está na rua são os praças!
Ô inteligência!
Não acho nada sensato o investimento em "200" espingardas calibre 12, é uma arma de curto alcance e de difícil manuzeio com probabilidade maior de acertar em inoscentes,tanta arma interessante e mais prática para serem compradas,como FAMAE e Tasers que são poucos,as motos da ROCAM são bem inferior a sua antecessora, a Falcon,foi um involução,dinheiro público mal investido,visaram nas motos o preço e o número de veículos comprados,deveriam ver o conforto e a potência das mesmas,sem contar que 40 % ou mais de todas as armas vão para o Bp Choque e COE,é sempre assim,o perigo está para todos,muita coisa errada.
ResponderExcluirCb Arma de colecionador, é assim. Aprecie com moderação!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão sou do contra e nem do governo, mas pô criticar a Carabina 12 é foda viu.
ResponderExcluirNa minha opinião este armamento estar em falta e muito na nossa gloriosa, uma arma que a 50 metros mais ou menos tem um bom ãngulo de acerto com balotes, ah se todo PM estivesse com uma dessas no momento de um assalto, invasão de bandidos ou coisa parecida.
Só uma opinião!
Cb Rubens
5ª CIPM
os caras reclaman de tudo pera ai as motos da yamaha sao exelentes com boa potencia e com consumo de combustivel baixo,vamos reclamar de coisas com fundamento como escala e salario.
ResponderExcluirVisite o site da Companhia de Polícia Militar de Ceará-Mirim
ResponderExcluirwww.ciapmcearamirim.blogspot.com
Entre criticas e comentários, o q deve-se tambem lembra é o investimento em treinamento. Quem foi formado em 2001 sabe q a quantidade de tiro pratico foi de apenas 06 (seis) tiros de revolver Cal 38 um tapinha nas costas e Deus lhe abençoe e boa sorte. Obs: Até hoje nós não passamos por uma reciclagem, e ai? caso haja um incidente ou acidente de tiro, será conciderado Imperícia ou Imprudência?
ResponderExcluirAs espingardas calibre 12, tem uma cor amarelada ou melhor, alaranjada. Essas armas não serão usadas com munição real, ou seja, com chumbo. A informação que obtive é que essa cor é para definir arma de uso não letal. Será usada com munição de boracha e talvez de pimenta. Quanto ao cartucho com pimenta tem a dsvantagem de quando colocado na vtr o cano continua exalando o produto que fica pelo cano após o disparo. Todo investimento é bem vindo. Quantos as motos...fui 9 anos da ROCAM... ficou ruim pra quem vai passar 15 horas sobre uma dessas motos. Quando foram comprar esqueçeram de consultar quem mais entende desse serviço... os profissionais que trabalham nessa modalidade de policiamento.
ResponderExcluirEssas motos estão regulamentadas para rodar? Podem ser chipadas para abastecimento?
ResponderExcluiropá entregaram quando pois eu sai do QCG ás 17:00 e as motos continuan lá no comando.
ResponderExcluir