Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> CRIAÇÃO DE BOPE NA PB

Um Ato do Poder Executivo assinado pelo governador José Maranhão (PMDB) e publicado no Diário Oficial do Estado que circulou no sábado passado, neste feriadão, traz o Decreto nº 31.778, datado de 12 de novembro de 2010, que vai mexer profundamente na estrutura administrativa da Polícia Militar, já agora, antes do final do ano. O decreto ativa órgãos na Estrutura Organizacional e Funcional da Polícia Militar da Paraíba e dá outras providências.

Entre as principais novidades, está a criação do Batalhão de Operações Especiais – BOPE da PM/PB, a quem, hoje em dia, a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas com Motocicletas) é ligada ao BOPE, do qual falta ainda o governador designar um comandante, o que deverá ser feito brevemente, pelo próprio Maranhão.

No tal decreto, o governador faz uso das atribuições que lhe confere o artigo 86, inciso IV, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no artigo 12 do Decreto nº 7.507, de 03 de fevereiro de 1978, combinado com o artigo 53 da Lei Complementar nº 87, de 02 de dezembro de 2008 e, ainda, considerando que a Lei Complementar nº 87, de 02 de dezembro de 2008, prevê a ampliação e organização estrutural e funcional da Polícia Militar do Estado da Paraíba, com sua conseqüente ativação de órgãos e unidades operacionais até o próximo mês de dezembro de 2010.

Cássio perdeu oportunidade

Ele considera que o Decreto nº 30.190, de 23 de dezembro de 2008 (assinado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, do PSDB) e o Decreto nº 31.133, de 19 de março de 2010 (assinado por Maranhão mesmo), não ativaram todos os órgãos e Batalhões previstos, havendo a necessidade de ativação destes com o conseqüente aumento de efetivo de policiais militares necessários à operacionalização dos serviços, tornando-os eficientes e eficazes para a finalidade precípua de segurança pública e bem-estar social.

Maranhão considera, finalmente, a necessidade de efetivo qualificado para ocupar cargos de chefia, comando e execução, necessários à funcionalidade plena das unidades policiais ativadas.

Ricardo terá novos soldados

É por isso que ficam ativados e passam a fazer parte da Estrutura Organizacional e Funcional da Polícia Militar, a partir de agora, os seguintes órgãos de execução:

Criadas unidades operacionais

- 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Picuí;

- 11º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Monteiro;

- 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Itaporanga;

- Batalhão de Polícia Ambiental – BPAmb, com sede em João Pessoa e;

- Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário – BP-Tran, também com sede em João Pessoa.

Novos coronéis no Dia de Natal

As vagas a serem preenchidas por promoções, constantes no Anexo 1 deste decreto, serão efetivadas em 25 de dezembro de 2010, para oficiais, e em 03 de fevereiro de 2011, para praças, acrescidas com a nova fixação de efetivo, observando-se os critérios estabelecidos pela Lei e Regulamento de Promoção de Oficiais, pelo Regulamento de Promoção de Praças e legislação pertinente.

Efetivo da PM crescerá em 2011

O efetivo total, compreendido pelo somatório de oficiais (1.364) e praças (16.571), chega ao patamar de 17.935 homens e mulheres, entre combatentes e integrantes do Quadro de Saúde da corporação. A distribuição do efetivo será realizada em conformidade com o Quadro de Organização Geral da Polícia Militar, previsto no Anexo 2 do Decreto.

Quem é quem no quartel

Veja abaixo os detalhes de cada patente de acordo com o seu respectivo grau hierárquico, conforme os padrões adotados pelas instituições militares de todo o Brasil (incluindo as três Forças Armadas, ou seja, Exército, Marinha e Aeronáutica):

CORONEL - 17

TENENTE-CORONEL - 48

MAJOR - 97

CAPITÃO - 260

1º TENENTE - 350

2º TENENTE - 592

SUBTENENTE - 131

1º SARGENTO - 338

2º SARGENTO - 745

3º SARGENTO - 2.301

CABO - 4.041

SOLDADO - 9.045

TOTAL - 17.935

Fonte: PB Agora

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...