O G1 divulgou uma foto aonde a polícia de Belarus colocou um policial de papelão equipado com um radar à beira de uma rodovia perto da aldeia de Boiary, cerca de 120 km da capital Minsk, para tentar conter o excesso de velocidade dos motoristas. A cena foi flagrada na terça-feira (21). O Falso agente aparece equipado com um radar.
O uso de policiais de papelão parece ser comum na Europa, em março de 2009 o G1 divulgou que no Reino Unido o uso do policial papelão está crescendo.
REINO UNIDO APOSTA EM POLICIAIS DE PAPELÃO
Número de guardas de mentira duplicou na Inglaterra e País de Gales. Para polícia, eles ajudam a reduzir o número de furtos e roubos.
Um relatório publicado no ano passado mostra que o número de policiais reais na Inglaterra e no País de Gales caiu de 109.279 em 2006 para 107.819 em 2007. No mesmo período, o número de guardas de papelão e plástico duplicou.
Para a polícia do condado de Cleveland, os policiais de papelão ajudam a reduzir o número de furtos a mulheres idosas. "Não tenho nenhuma dúvida de que esses bonecos de tamanho natural ajudam a reduzir os roubos", disse o policial Sharyn Brunton.
A vila de Belper, no condado de Derbyshire, credita à presença de um policial de mentira a redução do número de furtos. Porém o boneco acabou sendo roubado. Segundo o "Daily Mail", foram registrados outros furtos de policiais de papelão e plástico.
Simon Reed, o vice-presidente da associação de policiais, critica o uso de bonecos em vez de policiais reais. "Isso parece uma solução drástica para evitar qualquer pagamento de salários e pensões", afirmou ele.
JORNADA DE TRABALHO DO PM
Com a determinação do TJRN de que o Estado aplique a Policia Militar do RN a jornada de trabalho de 40 horas semanais, o uso do policial papelão serviria para solucionar um dos vários problemas que irão aparecer para impedir tal aplicação.
Este tipo de policial é excelente para alguns comandantes, já que o mesmo não reclama, não coloca atestado, está sempre a disposição, não é pago e principalmente não mexe quando está participando de uma formatura.
Algumas unidades estão declarando que é impossível tal aplicação devido a baixa quantidade de efetivo.
Temos que por um fim na cultura que existe na PMRN de que é necessário por todas as viaturas da unidade para o serviço. Em primeiro lugar deve está o policial depois as viaturas.
Se com a aplicação da escala existir alguma(s) unidade(s) sobrando aplicasse o rodízio de viaturas no serviço, resultando assim no aumento de tempo para a utilização do veículo, devido ao pouco desgaste e a manutenção que iria ser realizada quando o veiculo não estivesse sendo utilizado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir