Foi assim!
- Tenente?
- Sim, senhor comandante!
- Tome essas evidências e instaure uma sindicância contra esse cabo.
- Sim senhor comandante!
E lá se foi o tenente, diante da insuficiência das evidências, buscar provas para incriminar o cabo.
Resolveu ouvir os seus colegas de trabalho:
- Entre o primeiro!
- Conhece o cabo?
- Conheço!
-Trabalha bem?
- Mais ou menos!
- Tem defeitos?
- Um... Que mais parece uma virtude!
- E qual é ?
- Reclama das coisas erradas; coisas que todo mundo sabe mais fica calado!
- É, já é alguma coisa. Assine aqui.
- Entre o próximo!
- Conhece o cabo?
- Mais ou menos!
- Trabalha bem?
- Às vezes mais que o necessário!
- Tem defeitos?
- Um... que mais parece uma virtude!
- E qual é?
- Vive denunciando coisas corriqueiras. Coisas que todos vêem mas não têm coragem de denunciar!
É... Já é alguma coisa. Assine aqui!
-Entre um terceiro!
- Conhece o cabo?
_ conheço muito bem!
- trabalha bem?
- Como poucos na policia!
- Quanto aos defeitos?
- vive reclamando demais!
- De quê?
Dos comandos sem objetivos definidos, das condições de abandono, da omissão dos comandos, da propinagem, da subserviência política.É um revoltado.
- Ah... Bom! Isso é tudo. Assine aqui!
Pronto. Estavam dados os elementos para condenarem o cabo à fogueira da inquisição.
No dia seguinte chega o comandante:
- Tenente?
- Sim, senhor comandante!
- A sindicância?
- Ouvi testemunhas senhor!
- E daí?
- Todos foram unânimes. O cabo é bom policial!
- E os defeitos?
- Um que mais parece uma virtude!
- E qual é?
- Vive reclamando!
- De que e de quem?
Dos comandos sem objetivos definidos, das condições de abandono, da omissão dos comandos, da propinagem, da subserviência política.É um revoltado.
- Tai... Tai as evidências tenente!
- Mas comandante... Isso todo mundo sabe que é verdade!
- Pois é... Todo mundo sabe mas só ele reclama. Instaure o IPM.
MARCOS ANTONIO DE LIMA TEIXEIRA, POETA SOCIÓLOGO E PENSADOR, Cabo PM, agora no 5º BPM. Este texto é dedicado a todos os policiais do 8º batalhão de policia militar em NOVA CRUZ,um dos últimos redutos da inquisição e da mordaça.
...PEC 300...agora meu voto é(e já era!)de Marina e da Sgt. Regina.Companheiros, as mudanças importantes para nós(praças)só vem através da política...PM é política,infelizmente!!!
ResponderExcluirparabéns pelo texto colega está muito bom de se ler e é uma forma alternativa se expor algumas irregularidades de nossa policia, parabéns
ResponderExcluirO braço magnâninimo do Senhor Jesus vai varrer da face da terra como uma inundação, toda a iniquidade, toda a maledicência, toda a covardia, principalmente das maldades de muitos superiores hierárquicos que se escondem dentro dos quartéis, por trás de birôs e de estrelas, que muitas vezes são encalacradas com a determinação nociva da política que impera desde os primórdios da corrupção humana.
ResponderExcluirque grande besteira este texto!
ResponderExcluirCuriosamente, eu Cabo Heronides respondi a uma sindicância no 8º BPM (Nova Cruz) por um comentário publicado no mural. Será isto uma coincidência?
ResponderExcluirInfelismente cada vez mais fico decepcionado com nossa polícia, fiquei sabendo que através de um comentário um capitão da pm abriu uma sindicância no intuito de prejudicar quem o postou, apesar de não ter sido nada de mais.Esse dito oficial não pensa que polícia nessecita de polícia e que hoje ele está por cima mais amanhã pode precisar do prassinha para salvar sua vida e de sua familia. NÃO VOU POSTAR O NOME DELE, PORÉM SEI QUE ELE VAI LER E SABER QUE ESTOU FALANDO DELE, SEU OFICIAL REFLITA EM TUDO QUE ESTÁS FAZENDO!
ResponderExcluirEM UM ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO É LIVRE A EXPRESSÃO EM PENSAMENTOS, RELIGIÃO ENTRE OUTROS ENTÃO ME COLOCO NO DIREITO DE NÃO GOSTAR DO QUE ESCREVERÃO ACHEI UM TANTO TENDENSIOSO E DEMAGOGICO. ISTO É MINHE OPNIÃO NÃO ESTOU COLOCANDO EM MERITO O TALENTO DE QUEM ESCREVEU ATE PORQUE ESCREVER É UMA ARTE AO QUAL EU VALORIZO E MUITO, PODE SER QUE OUTROS TEXTOS EU ME AGRADE MAIS ESTE NÃO, E ISTO INDEPENDE DA POSIÇÃO HIERARQUICA!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, Heronides.
ResponderExcluirNão pense que aqui no Rio isso é diferente. E nem que com Oficiais isso muda.
Realmente, o problema não é o que denunciamos, ou do que reclamamos, mas denunciarmos e reclamarmos. Nós que nos tornamos O PROBLEMA. Os chamados "problemáticos".
Essa é uma cultura que confunde militarismo com subserviência. E nós, eu, você e mais alguns poucos, somos muito mais militares que os subservientes, corruptos e omissos que existem.
Minha continência respeitosa pra você. E saiba que existem muitos oficiais exatamente iguais ao que você descreveu na estória (ou seria história?). E situaçōes idênticas.
Os policiais que reevindicam seus direitos são tidos por alguns dos oficiais de praça revoltado, mais será que todos nós não somos revoltados e apenas alguns é que tem coragem de expor seus pensamentos?
ResponderExcluir