Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> COMANDO DA PM EXPULSOU 17 POLICIAIS EM CINCO MESES

Desde abril, a polícia militar exluciu 17 acusados de crimes e pelo menos 43 foram presos. Atualmente, 234 casos são investigados.

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte excluiu um total de 17 policiais em apenas cinco meses e pelo menos 43 foram presos. Para o comandante geral, coronel Araújo Silva, isso mostra que a tolerância aos transgressores está cada vez menor. “Não aceitamos o desvio de conduta. A instituição está punindo e reprimindo de imediato”.

Desde o dia 1º de abril, quando Araújo Silva foi nomeado comandante geral da PM, a assessoria administrativa da corporação instaurou um total de 62 inquéritos, 103 sindicâncias, 27 processos administrativos e 42 conselhos disciplinares, totalizando 234 procedimentos investigatórios contra policiais militares.
“A Polícia Militar tem hoje um efetivo de quase 11 mil pessoas. Se uns 100 cometem transgressão podemos dizer que é um número pequeno. Infelizmente, em todos os setores da sociedade existem pessoas com má formação da índole. O policial entra na instituição sem nem antecedente ou perfil de criminoso, mas, no decorrer do tempo ele é tentado e, por não ter uma boa formação familiar, por exemplo, acabam cedendo”, disse coronel Araújo.
O comandante destacou que a quantidade de exclusões é fruto de uma celeridade nos processos. Ele explicou que reestruturou a assessoria administrativa, triplicando o efetivo do setor responsável pelas investigações. “Além disso, temos hoje uma parceria com o Ministério Público que disponibilizou dois promotores exclusivos para dá apoio nesses procedimentos investigatórios”.

Coronel Araújo Silva lembrou que as últimas prisões de policiais militares em operações são a prova de que a criminalidade por parte de policiais existe e vai continuar sendo exercida. “A partir do momento que um policial vê o colega sendo preso por qualquer crime que seja ele vai ficar temeroso. Hoje, por exemplo, o PM que tiver tido alguma transgressão não pode concorrer a subir de patente. Para se ter uma ideia, uma prisão de 30 dias representa nove anos parado no cargo dele, então, o policial perde toda a carreira”.

A reportagem do portal Nominuto.com também conversou com o corregedor da Polícia Militar, coronel Ângelo Mário. Ele explicou que as denúncias realmente chegam ao órgão e, depois de comprovada a veracidade, são remetidas para o comando da PM.
“A lei não atribui a Corregedoria o poder disciplinar, mas, não quer dizer que aqui vamos cruzar os braços. Quando recebemos uma denúncia, por menor que seja, vamos investigar e saber se ela procede. Com isso, fazemos um filtro e só então abrimos o procedimento junto a Polícia Militar”.
Coronel Ângelo comentou que muitas denúncias são improcedentes, mas, ressaltou que existem os transgressores. “O policial, assim como qualquer outra pessoa, veio e faz parte da sociedade. Geralmente, esses que cometem desvios têm má formação familiar e problema de índole e isso, a polícia não tem como medir em um processo seletivo”, avalia.

Assim como coronel Araújo, o corregedor da PM garante que o número de criminosos dentro da corporação é bem pequeno. “Para o universo de policiais, essa quantidade é mínima. Se tivéssemos mais policiais transgressores podíamos dizer que seria o caos. Infelizmente, isso existe e nunca vai cessar 100%, mas, para combater, a polícia precisa trabalhar em conjunto com a sociedade”.
“Será que são somente os praças que cometem crime?”
Fonte: nominuto

Comentários

  1. agora eu pergunto: tem algum oficial no meio? ou oficial nao erra? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Para se ter uma ideia, uma prisão de 30 dias representa nove anos parado no cargo dele "
    Meu tio tem dezoito anos de polícia e ainda é soldado.Vou perguntar a ele quantas prisões ele já pegou.

    ResponderExcluir
  4. queriam que os pm infratores ficassem aqui, com vc ao lado?
    e na hora do aumento?
    o governo iria dizer: nao dou aumento a marginal!
    o cmt tá certo....

    ResponderExcluir
  5. Será que além dos pepinhas tem agunha estrelinha sendo investigado ou só os pepas falham,e as arbitrariedades das estrelas isso tem punição?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...