Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

>> PROFISSÃO POLICIA

Quantas vezes não nos orgulhamos em dizer que somos policiais? A profissão policia orgulha a muitos e é invejada por vários que não tiveram a oportunidade de entrar para esse rol seleto de homens nobres que engrandecem a nossa nação, pela preservação da ordem. Por outro lado quantos colegas não já foram vistos e ouvidos lastimando ser policia e maldizendo a profissão ou oficio que lhe foi oferecido pelo seu próprio esforço?

Será que você já reparou nisso e procurou dentro de si motivos para justificar tal leviandade?

Há anos venho pesquisando o perfil dos nossos policiais e agora... Só agora, posso concluir pelo menos uma verdade: o ser humano foi projetado para ser útil e só sendo útil ele se completa.

Mas afinal o que é ser útil, nesta ótica?

Que o mundo se completa pelas nossas diferenças você já sabe e que para que ele funcione bem é necessário a interligação das várias funções humanas também. Mas não lhe será surpresa se você chegar à conclusão de que os que vivem por reclamar são justamente os que não conseguem ser úteis na sua totalidade. A realização profissional é um desejo de todos, e isso só será possível no momento em que decidirmos o que queremos e podemos fazer.

Queremos e podemos fazer policia? Sim! Então tomemos algumas atitudes necessárias: abracemos o que temos e escolhemos, para que não venhamos a abrir a guarda para o ostracismo. Será necessário que façamos a nossa parte naquilo que nos cabe por responsabilidade, para não atrapalharmos a engrenagem da vida social. Dela depende também nosso bem estar. É o Fordismo da vida em sociedade: É como uma linha de montagem, cada operário monta uma peça e se um deles deixar de aplicar a sua, a máquina não funciona a contento.

Apliquemos então a nossa peça com qualidade e dedicação. Se a corporação não nos condiciona a tanto, lembremo-nos, que acima de construirmos a esta, estamos construindo a nossa imagem, e isso sim, é fundamental.

Quantos maldizem a policia e não saberiam fazer outra coisa se saíssem dela? Já viu alguém ser excluído e não lutar para voltar?

Ser policia é ser forte, ter respeito, ter dignidade, ter autoridade. Ser policia é ser o estado em pessoa. Quantos policiais se portam como autoridade em toda sua plenitude. Quantos já repararam que o poder de policia de um soldado recruta é do tamanho do poder de policia de um coronel?

O desgaste da nossa imagem frente ao mundo atual se dá pela própria ignorância de nosso papel na sociedade. Se somos policia, estudemos policia, para que não nos envergonhemos em situações adversas sem sabermos como nem por onde agir. A sociedade que chama a policia nos casos extremos espera uma resposta satisfatória. Antes de por a culpa naquele que não está, ou se justificar por aquilo que não tem, veja o que você pode fazer com os que estão e com o que tem, pois aquele que lhe chamou para mediar o conflito espera uma resposta satisfatória de sua parte e pode até não saber o certo, mas certamente saberá perceber o erro se esse vier a acontecer.

Se você deixar de perseguir o criminoso por que a justiça é falha, você deixa de fazer a sua parte e contribui ainda mais para a impunidade. Fazer a nossa parte até onde nos cabe, deve nos deixar satisfeitos e com o sentimento do dever cumprido. Nosso papel não é o de condenar, punir, aplicar à pena. E se lá na frente isso não acontece, que isso pese em outra consciência que não seja a nossa.

Quando a gente consegue ser útil estamos nos aproximando da satisfação pessoal e pondo por terra todos os desejos profanos que nos esquivam do trabalho digno. Já reparou que manjar dos deuses é o sentimento do dever cumprido?

Quando educamos nossos filhos, nós mesmos os direcionamos, a esperar o melhor de seus pais. E quão gratificante para eles é ver-nos citados como bom exemplo. E se tudo que gratifica a nosso filho por conseqüência nos gratifica completamo-nos nessa reciprocidade lógica e necessária.

Será que essa engrenagem chamada policia militar não funciona bem, porque muitos não aplicam a sua peça de modo eficaz na linha de montagem? Ora, se é um organismo, precisa que todas as peçam funcionem bem e não temos assim espaço para lástimas e lamentações, pois a linha de montagem não nos permite parar para chorar.

O comodismo não pode fazer parte da nossa empreitada, mas antes de exigirmos uma postura diferente de nossos superiores (de governos a cadeia interna) precisamos passar o visto na nossa própria postura, afinal, em um organismo não existe órgão que não seja importante. Coloquemos-nos sempre como capazes e necessários e isso certamente diminuirá nossa angústia nos fazendo úteis, então completos.

E amanhã brademos com orgulho: nossa profissão é policia.

Por cabo PM Marcos Teixeira
Acadêmico de direito, sociólogo, poeta e pensador, atuante no efetivo do 8º BPM/RN.

Comentários

  1. Muito bom cabo Texeira!!! Isso é que nos falta pra perceber que a nossa profissao é gratificante e por isso devemos ser úteis sempre!! Obrigado pelas palavras.Abraçao companheiro! SD DE MOURA(CIPRED).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...