A Proposta de Emenda Constitucional 300/446 foi colocada na pauta de votação nesta última quinta feira. No entanto, por uma pequena divergência entre Governo e Oposição a proposta não foi à votação.
A seção foi tumultuada, com muitos militares nas galerias e poucos parlamentares no plenário. A categoria ficou surpresa com a decisão do dos lideres de todos os partidos que ao final defenderem juntos o posicionamento de retirar os valores que definem o piso salarial nacional, as alegações de que o legislativo não poderá onerar o executivo e da autonomia dos estados pelo pacto federativo foram os argumentos apresentados.
O Deputado Federal Major Fábio (DEM-PB) foi intransigente na defesa da manutenção dos valores na Proposta de Emenda e pediu respeito aos policiais e bombeiros que vieram de todo Brasil para presenciar a aprovação da proposta.
"Quem convocou esses policiais para estarem presentes na Câmara essa semana foi o Presidente Michel Temmer (PMDB-SP) que garantiu que colocaria em votação essa semana" declarou Major Fábio, em plenário.
A sessão que se prolongou até 1h da manhã da quinta-feira, teve a manifestação pacífica dos policiais entoando o hino nacional.
"Foi emocionante participar dessa manifestação pacífica, acredito que foi inédito, pela primeira vez na história do Brasil, policiais e bombeiros de todos os estados exercem seus direitos enquanto cidadão brasileiro e inaugura uma nova faze da democracia" afirma Cabo Jeoás Santos, Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN e Diretor Regional Nordeste da Associação Nacional de Praças.
Ao final da seção chegou-se a um acordo para próxima terça feira em reunião com representantes do movimento, lideres partidários e lideres parlamentares, construir um acordo que torne possível a votação da PEC.
"Até aceitaremos a supressão dos valores do piso salarial na PEC, mas queremos o compromisso que ela será votada no segundo turno no mesma dia e que no dia seguinte será votada no senado" afirma Cabo Jeoás Santos.
Os Parlamentares do RN estiveram presentes na tumultuada sessão e receberam as ligações do nosso representante na Comissão Nacional e reafirmaram seu posicionamento de aprovação da matéria.
Os lideres Henrique Alves, líder da bancada do PMDB na Câmara e Fábio Faria, líder do PMN desempenharam papel importante na tentativa de construir as condições para votação ainda na quinta-feira e reafirmaram que próxima semana não economizaram esforços para aprovação do PISO SALARIAL NACIONAL para os policiais de todo país.
Associação de Cabos e Soldados do RN
Comentários
Postar um comentário