Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

Policiais Civis definem detalhes da greve

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia, nesta quarta-feira (18), que vão paralisar os trabalhos por 48 horas na próxima segunda e terça-feira, como advertência. A reunião aconteceu no Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol).

Ficou decidido também que, a partir de hoje, nenhuma delegacia vai receber, nem transportar presos. Os policiais decidiram parar de custodiar presos, o principal ponto de reivindicação da paralisação.

Segundo a presidente do Sinpol, Vilma Marinho, entre as reivindicações, está a retirada dos presos das delegacias e o encaminhamento destes para cadeias públicas para que os policiais civis possam se restruturar e retomar o trabalho investigativo. De acordo com Vilma, há um desvio de função e os policiais civis estão exercendo funções de agente penitenciários. Para ela, os policiais precisam se livrar da função de custódia dos presos.

Cidadania

A representante do sindicato afirma que a restruturação da Polícia Civil está na pauta de reivindicações há dez anos e que o problema nunca foi resolvido. Ela disse que o sindicato se reuniu no dia 21 de outubro com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, mas que ele apenas alega que não tem onde colocar os presos e que a secretaria vai marcar uma audiência com a governadora Wilma de Faria, porém que nunca tiveram resposta sobre isso.

Vilma afirma que o sindicato propõe entregar os prédios das delegacias para o Estado, para que ele possa abrigar os presos, e que transfira as funções das delegacias especializadas para outros prédios. “Do jeito que foi feito com a DP de Candelária devia ser feitos nas outras delegacias, pelo menos a curto prazo”, disse.

Além da retirada dos presos das delegacias, a categoria ainda tem outras 11 reivindicações, entre elas a restruturação no plano de cargos e salários, o aumento do efetivo e a criação de um fundo financeiro. “A Polícia Civil não dispõe de equipamentos adequados, sofre com a carência de efetivo. Temos um déficit de mais de cinco mil policiais”, afirmou Vilma.

O sindicato reclama também das péssimas condições de trabalho e das delegacias. Além da superlotação, falta pessoal para realizar a limpeza, que acaba sendo feita até pelos próprios presos.

Governo e policiais conversam, mas não chegam a acordo

Em duas horas de reunião com dirigentes do Sindicato da Polícia Civil (Sinpol), o secretário estadual de Segurança Pública, Agripino Oliveira Neto, não conseguiu persuadir a categoria a desistir da decisão de não fazer mais a custódia de presos. “O que a Polícia Civil está pleiteando é mais do que justo e correto e respaldado em decisão judicial”, disse ele, mesmo ressalvando que as reivindicações “não são coisas simples e tão fácil” de se executar.

O secretário Agripino Neto confirmou, no começo da noite de ontem, que na manhã de hoje vai se reunir na Corregedoria Geral da Justiça para debater a questão da custódia de presos em delegacias, com representantes da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc) e do próprio Sinpol.

Agripino Neto também admitiu que a Sesed vai alugar prédios que possam abrigar as delegacias de Polícia de Natal e, gradativamente, ir repassando os prédios atuais, onde estão presos 655 pessoas na Região Metropolitana de Natal, para a responsabilidade da Sejuc.

Segundo o secretário, essas mudanças vão começar pela reforma da Delegacia de Macaíba, que depois de concluídas as obras, não terá mais nenhuma cela.

Comentários

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...