Pular para o conteúdo principal

ANUNCIO

Marcha pela PEC 300 reúnem policiais e bombeiros no Centro de Natal

Na manhã desta quinta-feira (26), centenas de policiais militares e bombeiros se reuniram no Centro de Natal para realizar uma marcha em prol do piso salarial.

Um café da manhã foi oferecido para a população na calçada da Rua João Pessoa.

A categoria que vem se mobilizando em todo o Brasil vai à Assembleia Legislativa do RN participar de uma audiência pública a fim de encontrar maneiras de garantir o piso de R$ 4,5 mil.

A marcha pela PEC 300 tem como objetivo promover uma mobilização e levar à sociedade a pauta da Proposta de Emenda a Constituição que equipara os salários de todas as policiais e bombeiros do Brasil.

Atualmente, o salário base da Polícia Militar do Rio Grande do Norte é de R$ 1.664.

Nesta quarta-feira (25), a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o relatório final da PEC-300. A matéria está pronta para ir a plenário, dependendo apenas de negociação de líderes para entrar em pauta, e será votada em dois turnos na Câmara e também no Senado.

Durante a marcha realizada nesta manhã os policiais receberam o presidente da Associação Nacional de Praças (ANASPRA), deputado distrital Cabo Patrício (DF), o deputado federal Capitão Assunção (ES), o deputado federal Major Fábio (PB) e o deputado estadual Soldado Moisés (PE).

O Cabo Patrício destacou que a luta pelo piso salarial não é política e que toda a sociedade deve participar da mobilização. “O nosso partido é a Polícia Militar e os Bombeiros. Para conquistar o que já conquistamos até hoje muitos colegas foram perseguidos, inclusive expulsos. Mas, agora, nós estamos unificando todos os estados para fazer uma grande marcha”.

Cabo Patrício afirmou que caso a Proposta de Emenda a Constituição não seja aprovada no Congresso ou não receba a sanção do presidente Lula, os policiais de todo o país vão parar. “Nós vamos fazer uma grande marcha em abril e se o piso não for aprovado, nós vamos parar o Brasil e mostrar a força que essa categoria tem”.

Depois da concentração na Rua João Pessoa, no Centro de Natal, os policiais e bombeiros seguiram em marcha pelas avenidas Princesa Isabel e Rio Branco em direção à Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares, sargento Eliabe Marques, o encontro deverá discutir o andamento do projeto e de onde sairão os recursos.

“Os pareceres das comissões da Câmara do Deputado foi favorável e agora a PEC 300 segue para votação em dois turnos. Mas, como sabemos das dificuldades que teremos para alcançar esse piso, vamos realizar esse debate”, afirma.

Segundo o presidente da Associação dos Cabos e Soldados do RN, Cabo Jeoás Nascimento dos Santos, a mobilização foi um sucesso. “Para nós foi uma grande vitória, porque trouxe a polícia militar de volta as ruas para reivindicar os seus direitos e, dessa forma, também colaborar com a mobilização em âmbito nacional. Hoje, o piso salarial nacional é uma realidade, pois conseguimos colocar a PEC 300 na pauta da Câmara e do Senado. Agora a luta é pela aprovação da proposta ainda este ano”, afirma o Cabo Jeoás Santos, presidente.

“A PEC 300 nada mais é do que uma remuneração justa para os homens e mulheres que fazem parte da família dos militares estaduais do nosso Brasil”, declara o Cabo Heronides, diretor da ACS-RN.

"A família militar do RN, gostaria de parabenizar a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, ambos do RN, por terem promovidos a audiência pública para discutir a PEC 300 em nosso estado. Assim como terem participado da marcha pela pec 300. Também agradecemos à presença dos deputados estaduais Robinson Faria e Gilson Moura, durante a concentração no Calçadão da João Pessoa", comenta o Cabo Heronides.

"E um agradecimento especial a todos os policiais e bombeiros presentes na marcha potiguar pela PEC 300", proporciona o Cabo Heronides.

PEC 300 – A LUTA CONTINUA


Veja o vídeo da marcha:

Comentários

  1. Foi um belo acontecimento no dia de hoje, mas, mais uma vez gostaria de convocar os meus companheiros do 4º BPM para serem mais participativos dos movimentos da categoria, pois encontrei mais oficiais deste batalhão do que praças, mas de qualquer forma o pessoal do interior supriu está falta, vamos em frente, belíssimo trabalho do CB Heronides. Parabéns a todos nós...

    ResponderExcluir
  2. Nessa caminhada da PEC esteve presente o coronel Waltele,você sabe porquer ele foi simplesmente porquer ele não tem função se ele tivesse com certeza não estaria, você viu outro coronel fardado participando tinha alguns escondido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANUNCIO

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNADORA GARANTE SUBSÍDIO PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, no Quartel do Comando Geral da PMRN, que o governo irá transformar os salários dos Policiais e Bombeiros Militares em subsídio, buscando a sua equiparação com as outras categorias da segurança pública do estado. Ela explanou que esta mudança irá começar a acontecer a partir de 2012 de forma parcelada. Pois não pode realizar de forma imediata. Resta-nos apoiar as pessoas que estão à frente das nossas reivindicações, cobrando agilidade em todas as negociações e estudos, para que a Lei do Subsídio seja encaminhada a Assembleia Legislativa até outubro de 2011 e possa desta forma entrar no orçamento do estado em 2012. No final da manhã, centenas de policiais e bombeiros militares realizaram uma passeata até a sede do governo para comemorar o Dia do Soldado e agradecer a atenção da governadora Rosalba Ciarlini. Em breve divulgaremos o vídeo do pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini no Quartel do C...

GOVERNADORA PEDE TEMPO AOS 824 SUPLENTES DA PMRN

Boa parte dos 824 aptos da PM-RN esteve presente na formatura dos novos 103 soldados em Mossoró-RN, na ocasião como forma de serem vistos pelo governo para sensibilizar e assim poderem dar continuidade as etapas "exames de saúde e curso de formação". A governadora Rosalba Ciarlini agiu com muita simpatia e pediu tempo aos candidatos, sendo aplaudida pelos mesmos e deixou bem claro na sua expressão que a continuidade das etapas irá ocorrer. Estes 824 suplentes, já realizaram o exame físico e aguardam tão somente o exame médico e o curso de formação. A falta de efetivo nas unidades operacionais está prejudicando bastante a prestação do serviço de segurança pública a sociedade, e a formação de novos 824 policiais irá solucionar este problema. Escrito por Cabo Heronides.

"NÃO TENHO REMORSO"

Sargento Danúbio Velloso Ele bem que avisou. “Rapaz, não precisa fazer isso. Pega minha bíblia do chão. Devolve pra mim” . Além de não lhe darem ouvidos, seus raptores fizeram pior: pisaram na escritura. Debocharam. Fizeram pouco caso. Desrespeitaram sua religião. Agora, além de terra e lama, há manchas de sangue no livro sagrado. Sangue dos dois jovens que não obedeceram e foram mortos. Não foi por este motivo que Daniel Lima da Silva, de 16 anos, perdeu a vida. Muito menos seu comparsa, um rapaz que só foi identificado até o momento como Queixinho. Ambos foram baleados fatalmente porque raptaram um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira. Porém, foi somente ontem, com exclusividade ao NOVO JORNAL, que o 2º sargento Danúbio Velloso de Castro Filho, de 42 anos, concordou em falar sobre os momentos de angústia por que passou. “Tive muito medo. Quando eles me levaram para o meio do mato eu tinha certeza que iria m...